05 junho 2010

Voleibol: Portugal venceu a Turquia em Ancara


Foto: Lídia Lopes Kale

A selecção portuguesa de seniores masculinos de voleibol estreou-se hoje, em Ancara, com uma vitória por 1-3 sobre a Turquia (32-34, 25-21, 25-23 e 28-26), na jornada inaugural da 'poule' B da Liga Europeia de 2010.
Foi um jogo complicado para Portugal, dada a réplica de uma selecção que tem vindo a crescer muito sob o comando do Croata Veljko Basic, o mesmo treinador da equipa de juniores da Turquia que terminou invicta a 'poule' de qualificação para o Europeu da categoria, em Lamego.
Os Turcos entraram melhor no jogo e venceram um equilibradíssimo primeiro 'set' por 34-32, mas Portugal reagiu, assentou o seu jogo, cometendo menos erros, e venceu os dois seguintes por 25-21 e 25-23.
O último 'set' voltou a ser muito renhido, mas Portugal fechou o jogo com uma vitória depois de os Turcos terem igualado a 24-24 e a 26-26, tendo Valdir Sequeira concluído com “chave de ouro” o 'set' a 28-26.
A Liga Europeia de 2010 disputa-se, consecutivamente, de 4 a 6 de Junho até 17 e 18 de Julho, data da realização da 'final four', em Guadalajara (Espanha).
A 'poule' A é formada por Espanha, Eslováquia, Roménia e Grã-Bretanha, enquanto a B é composta por Portugal, Áustria, Turquia e Grécia.
Portugal defrontará os seus adversários em seis fins-de-semana consecutivos - dois jogos a disputar em dois dias entre sexta-feira, Sábado e Domingo.
Apuram-se para a 'final four', a disputar a 17 e 18 de Julho em Guadalajara, Espanha, os primeiros classificados dos dois grupos, e ainda o segundo melhor classificado (na comparação dos dois grupos), que se juntam ao organizador, neste caso a Espanha.
No caso do organizador ser o primeiro classificado no seu grupo, serão apurados o segundo classificado desse grupo, o primeiro classificado do outro grupo e a selecção imediatamente melhor classificada, seja de que grupo for.
Póvoa de Varzim e Peso da Régua foram as cidades escolhidas para acolher os seis jogos da 'poule' B da Liga Europeia, nos quais participa a selecção portuguesa.
O Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim receberá os jogos com a Grécia, nos dias 12 e 13 de Junho, e com a Turquia, nos dias 10 e 11 de Julho, enquanto o Pavilhão Multiusos Municipal António Saraiva, na Régua, será o palco dos encontros com a Áustria, nos dias 26 e 27 de Junho.

(Fonte: Lusa)

Sem comentários: