25 maio 2010

Tegopi abriu unidade na Turquia



O maior fabricante português de torres eólicas, a Tegopi, abre esta sexta-feira a sua unidade na Turquia, apostando num mercado em forte crescimento.

O projecto da empresa portuguesa vai representar um investimento luso de três milhões de euros, o terceiro maior investimento português no país, integrado numa parceria com a Alkeg, empresa turca do sector. 

A Alkeg-Tegopi produzirá torres eólicas para o mercado turco e regiões vizinhas. 

No final do ano passado a Turquia tinha apenas 800 megawats de capacidade eólica instalada, longe dos 3,500 MW registados em Portugal, ou dos 25 mil MW na Alemanha. Mas o sector está em crescimento acentuado. 

Em 2009, a Turquia foi o segundo país do mundo com maior crescimento na energia eólica, só ultrapassado pela China. 

"É precisamente este mercado em expansão que queremos explorar. As torres eólicas são muito grandes e pesadas, e o seu transporte é bastante caro, pelo que não conseguíamos colocar torres fabricadas em Portugal a um preço competitivo nesta região. A partir de agora poderemos explorar o mercado turco, bem como o dos países vizinhos," diz Manuel Pedro Quintas, vice-presidente da empresa na Turquia. 

A Tegopi tem também previstos novos investimentos em Portugal. "Iremos construir uma nova unidade em Vila Nova de Gaia, que deverá estar concluída no final do próximo ano, num investimento que ronda os 21,5 milhões de euros," refere Manuel Pedro Quintas.

(Fonte: Expresso)

Sem comentários: