04 janeiro 2010

Erdoğan diz que Turcos perderam parte do entusiasmo pela UE

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, diz que o entusiasmo dos Turcos pela União Europeia (UE) diminuiu devido à "atitude de alguns líderes e países membros."
Em entrevista publicada nesta segunda-feira na revista mensal "Kriter", especializada nas relações entre Turquia e a UE, Erdoğan ressalta que o Governo de Ancara mantém sem mudanças a sua postura a favor da entrada do país na União, um objetivo estratégico que ele e o seu executivo estão decididos a alcançar.
"O processo de entrada na UE é o ponto que não muda na agenda das nossas reuniões semanais do Conselho de Ministros", assinalou Erdoğan. Advertiu, no entanto, que não basta o entusiasmo e a determinação só da parte da Turquia para alcançar a meta da integração. "O mesmo entusiasmo deveria estar presente do outro lado da mesa. Mas, isso que foi definido como uma perda de entusiasmo na parte turca é consequência de atitudes de alguns países e líderes da UE", disse o chefe do Governo da Turquia. Algumas "das declarações, atitudes e propagandas [não favoráveis à adesão de Ancara] tiveram uma inevitável" repercussão na Turquia e quebraram a confiança no processo de integração na UE", insistiu.
Neste contexto, Erdoğan expressou a sua satisfação pelas reacções oficiais ao referendo contra os minaretes realizado recentemente na Suíça, mas ressaltou que o simples facto da consulta popular já abriu as portas a um processo perigoso. "Os direitos e as liberdades fundamentais não podem ser violadas mediante um referendo. O referendo despertou preocupação não só entre os mais de 1,5 biliões de muçulmanos, mas num espaço geográfico muito mais amplo", assinalou Erdoğan.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: