31 agosto 2009

Ministro turco em Bagdad para tentativa de mediação

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ahmet Davutoğlu, chegou hoje a Bagdad para tentar uma mediação entre o Iraque e a Síria, que chamaram os respectivos embaixadores após um duplo atentado no centro de Bagdad.
Deverá seguir depois para Damasco, para se reunir com o presidente sírio Bachar al-Assad e com o seu homólogo Walid Mouallem.
"Vamos fazer tudo para restabelecer uma atmosfera de confiança entre as duas partes. Se a confiança e o bom senso imperarem, será mais fácil ultrapassar esta crise", disse à imprensa antes de deixar a capital turca.
Segundo o diário oficial iraquiano As Sabah, Davutoğlu, recebido no aeroporto de Bagdad pelo seu homólogo Hoshyar Zebari, é portador de três propostas para tentar reduzir a tensão entre os dois países.
Sugerirá que o Iraque não leve este diferendo perante um tribunal internacional, a organização de uma reunião urgente dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países em Ancara na presença do chefe da diplomacia turca e, finalmente, a realização de reuniões de segurança durante as quais o Iraque deverá apresentar provas da participação de residentes na Síria em actos de sabotagem no Iraque.
O Iraque exigiu que a Síria extradite dois iraquianos suspeitos de envolvimento em dois atentados, que fizeram 95 mortos e 600 feridos na capital iraquiana, em 19 de Agosto.
No início da semana, o Iraque chamou o seu embaixador em Damasco e a Síria ripostou algumas horas depois, chamando o seu representante em Bagdad.

(Fonte: Lusa)

José Couceiro: Gaziantepspor queria Jorginho e Linz há mais tempo



O treinador do Gaziantepspor, José Couceiro, afirmou à Antena 1 que já tinha tentado as tranferências de Jorginho e de Linz, mas que só agora é que foi possível chegar a acordo com o Sporting de Braga.

(Fonte: Antena 1)

29 agosto 2009

Rasmussen na Turquia

Rasmussen na Turquia
O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdoğan, a sua esposa Emine Erdoğan e o secretário-geral da NATO Anders Fogh Rasmussen estiveram presentes num jantar de quebra de jejum do Ramadão em Ancara.


Rasmussen na Turquia

Rasmussen na TurquiaRasmussen no mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da República da Turquia.

(Fonte: Reuters)

28 agosto 2009

Vaz Té recusou proposta do Gaziantepspor

O avançado português do Bolton, Ricardo Vaz Té, rejeitou uma proposta dos Turcos do Gaziantepspor à última da hora por achar que não era o melhor rumo para a sua carreira futebolística.
“É verdade que tinha uma proposta do Gaziantepspor da Turquia mas no final recusei a proposta. Fui à Turquia discutir os termos com o clube e toda a gente foi muito simpática e fiquei surpreendido com a recepção. Passei os exames médicos e eles fizeram-me uma boa proposta mas neste ponto da carreira não pensei que fosse o melhor rumo a dar à minha vida”, explicou Vaz Té à “Sky Sports”.
Já se fala no interesse do Colónia de Maniche e Petit, uma possibilidade que o Português já não recusa dado que o Bolton decidiu aceitar propostas pelos seus serviços.
“Com o clube a aceitar propostas já não tenho a certeza do meu futuro aqui. De momento sou jogador do Bolton e vou continuar a dar o meu melhor. No entanto, estou de mente aberta a outros clubes e se uma proposta chegar e for aceite pelo Bolton eu irei analisá-la”, garantiu o médio de 20 anos.

(Fonte: O Jogo)

Península Ibérica e Turquia travam crescimento da Cimpor


A Cimpor conseguiu resistir à conjuntura económica internacional adversa e registar um crescimento de 1% no volume de negócios no primeiro semestre de 2009 para 1.023 milhões de euros.
O crescimento da actividade da cimenteira portuguesa foi travado pelas fortes quebras registadas em Portugal, Espanha e Turquia, mas mesmo assim os resultados líquidos mantiveram-se nos 107 milhões de euros.
Este crescimento residual foi conseguido à custa do grande desenvolvimento das operações da cimenteira portuguesas em mercados como a África do Sul, Egipto, a Índia e a China.
Portugal, juntamente com a Espanha e a Turquia, foram os mercados que travaram mais o crescimento da Cimpor nesta primeira metade de 2009.
Em Portugal, a Cimpor registou uma quebra de 7,1% no EBITDA, para 75,9 milhões de euros, e de 18,8% na facturação, para 224,3 milhões de euros. Em Espanha também se registaram quebras nestes indicadores.
Também a Turquia teve um comportamento negativo nas actividades da Cimpor neste primeiro semestre, baixando o EBITDA em 49,5%, para 4,5 milhões de euros, e a facturação em 39%, para 46,7 milhões de euros.
"As áreas de negócios de Espanha e Turquia - fortemente afectadas por uma importante redução do consumo de cimento, acompanhada de uma queda acentuada dos preços de venda - acusaram (...) uma redução de EBITDA que, em ambos os casos, e ao final de Julho, era da ordem dos 50%", sublinha a administração da Cimpor.
Para o segundo semestre, a Cimpor não perspectiva "grandes melhorias nos mercados de Portugal, Espanha e Turquia", mas antevê um crescimento dos resultados operacionais "em linha com o verificado neste primeiro semestre".

(Fonte: Económico Sapo)

Colisão de comboio com veículo provoca cinco mortos

O acidente fez cinco mortos e 16 feridos. A colisão registou-se na província de Bilecik, quando um comboio que fazia a ligação entre Ancara e Istambul chocou com um veículo.


(Fonte: RTP)

27 agosto 2009

Rasmussen: Grécia e Turquia comprometem cooperação NATO-UE

A falta de cooperação entre Grécia e Turquia pode pôr em risco as operações da NATO no Afeganistão. Esta foi a mensagem que Anders Fogh Rasmussen transmitiu ao executivo grego durante a visita desta quinta-feira a Atenas.
O novo secretário-geral da NATO tentou sensibilizar o executivo helénico para as consequências dos diferendos com a Turquia nas relações entre Aliança Atlântica e União Europeia.
O ex-primeiro-ministro dinamarquês referiu que não tem sido possível concluir um acordo de segurança entre a NATO e a UE e que a falta de um acordo pode pôr em risco as forças de segurança no terreno.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte desloca-se em seguida à Turquia para uma visita de 48 horas.
Durante os dois dias, Anders Fogh Rasmussen vai sensibilizar as autoridades turcas para a mesma questão, mas aqui deverá uma tarefa bem mais complicada já que a Turquia sempre se opôs à sua nomeação para o cargo de secretário-geral da NATO.
O não reconhecimento por parte da Turquia da República de Chipre está na origem do diferendo entre Atenas e Ancara.

(Fonte: Euronews)

Paris reafirma oposição à adesão da Turquia à União Europeia

O secretário de Estado dos assuntos europeus francês, Pierre Lellouche, reiterou hoje a oposição à entrada da Turquia na União Europeia e disse que vários parceiros europeus têm a mesma posição sem ousarem dizê-lo.
"Quero ser muito claro sobre este dossier, como serei em Ancara quando lá for. Somos favoráveis a um laço mais forte entre a Turquia e a Europa, mas opomo-nos à entrada da Turquia na União Europeia (UE)", declarou durante um seminário que reúne em Paris 180 embaixadores franceses.
Antes de entrar no Governo, Pierre Lellouche era favorável à entrada da Turquia na UE, mas depois de ter ocupado o cargo afirmou que haveria apenas uma política, a do presidente Nicolas Sarkozy, que é contra a adesão turca.
Pierre Lellouche sublinhou querer "a Turquia com a Europa, mas não dentro da Europa".
"Vários dos meus colegas (europeus) dizem em privado que partilham totalmente da posição francesa, mas que preferem por agora que sejamos nós a dizê-lo", acrescentou.
Ancara iniciou as negociações para a adesão à UE em 2005, mas as discussões estão praticamente congeladas.

(Fonte: Diário de Notícias)

26 agosto 2009

Istambul exala vida por todos os poros

A conta certa estará algures entre os 12 e os 15 milhões de habitantes. Corporizam uma espécie de caos organizado. Misturarmo-nos entre a população de Istambul é uma aventura que pode parecer delicada, mas que termina em passeio. Já se chamou Bizâncio e Constantinopla. Foi capital de Impérios.
A maior cidade da Turquia é grande em muita coisa. É uma metrópole que entope, literalmente, nas horas de ponta. E o trânsito sofre com isso. Mas há o metro e muito caminho pedestre para palmilhar. As escolhas para visitas são infinitas. Jardins, palácios, mesquitas e igrejas fazem as delícias dos turistas. Mesmo à noite, onde a Praça Taksim é ponto de referência e de partida para outros programas.
Durante o dia, Istambul é banhada pela luz e pelo azul do Estreito de Bósforo, um canal com o seu quê de magia, que separa fisicamente a Europa da Ásia. Fazer a travessia é tempo bem gasto, se for feita de barco. A mais populosa cidade turca também é um importante centro financeiro e um óptimo mercado para as afamadas cadeias de hotéis. O moderno casa bem com o antigo e penetrar no interior das zonas históricas é encarnar essa experiência.
A população é maioritariamente muçulmana e as orações difundidas pelos altifalantes revestem Istambul com um manto especial, difícil de traduzir por palavras. Há um frenesim exterior que não se apaga, apenas se transforma, quando entramos no maior mercado coberto do mundo. Dá pelo nome de Grande Bazar e tem quatro mil lojas! Beber um chá, ser aliciado para comprar uma jóia ou deixar guiar o olfacto pelas especiarias, é o que espera qualquer cliente. Sempre com o atractivo de poder regatear os preços.
Istambul é um destino multifacetado, a exalar vida por todos os poros. O estatuto de Capital Europeia da Cultura, em 2010, é, apenas, mais um bom cartão de visita.

20 agosto 2009

Esperança de paz

(Getty Images)

Após um encontro do Governo turco com o líder do partido pró-curdo (DTP), o dirigente histórico, Abdullah Öcalan, anunciou da prisão, onde está encerrado desde 1999, uma proposta para "uma paz duradoura".
Parecendo querer abrir uma nova etapa com vista à resolução da questão curda, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan recebeu, no dia 5, o líder do DTP (Partido para um Sociedade Democrática), Ahmet Türk, que, no final, se manifestou "cheio de esperança".
Nas vésperas do 25.º aniversário da luta armada, que teve início em 15 de Agosto de 1984, o líder do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), Abdullah Öcalan, fez questão de incentivar a vontade de diálogo manifestada por Ancara anunciando, por sua vez, uma proposta de "roteiro" para "uma paz duradoura". No entanto, à reivindicação central do PKK de reconhecimento dos direitos culturais e uma autonomia política para a minoria curda, Erdoğan respondeu vagamente, admitindo a "possibilidade de uma melhor compreensão a médio e longo prazo" (Le Monde, 13.08). Em entrevista ao mesmo diário francês (15.08), o chefe da estrutura militar do PKK, Murat Karayilan, notou que "só há duas vias possíveis para resolver o problema: o esmagamento dos Curdos, método utilizado sem resultado; ou a abertura do diálogo, o que o Estado turco está a fazer. É preciso uma discussão real entre as duas partes, ora neste momento, o Governo turco procura resolver a questão sozinho. Pensamos que se trata de uma manobra para enganar a comunidade internacional. Eles querem diminuir o impacto do roteiro do nosso presidente." No entanto, Karayilan observou que o Estado turco tem urgência em estabilizar a situação no país devido, por um lado, à eventual saída das tropas americanas do Iraque e, por outro, ao facto de a Turquia se ter tornado um corredor energético de primeira importância. "O Ocidente tem necessidade de estabilidade na região". Sobre os objectivos que o PKK coloca no momento presente, Karayilan esclareceu que "já não somos separatistas há dez anos. A solução existe dentro das fronteiras actuais, mas apenas se a Turquia adoptar os padrões democráticos europeus. As duas partes devem depor armas. Ora, por enquanto, o Estado prossegue as negociações secretas com os Estados Unidos, Iraque e Irão para atacar o nosso movimento. Tudo o que queremos é sinceridade. Se a Turquia tentar utilizar os seus velhos métodos, enfrentá-la-emos militar e socialmente".

Frutos da resistência
A propósito da força militar do PKK, Murat Karayilan recordou que, "após a prisão de Öcalan, em 1999, os países ocidentais pensaram que o PKK desapareceria em seis meses. Durante dez anos as grandes potências tentaram aniquilar-nos. Sem o apoio de nenhum Estado, conseguimos resistir. Temos entre sete e oito mil homens, metade na parte iraquiana do Curdistão e metade na parte turca. Podemos facilmente aumentar este número em caso de necessidade". Para Karayilan o balanço é claro: "Foi graças à nossa luta que os Curdos redescobriram a sua identidade. Esta resistência fez evoluir o Estado turco: hoje reconhece a existência da questão curda e é possível descortinar uma solução." Considerando que a guerra com o PKK "tem sido um bom argumento" utilizado pela Alemanha e a França para recusar a adesão da Turquia à União Europeia, Karayilan constata que, "uma vez resolvido o problema, será mais fácil entrar na UE. Por esta razão nós apoiamos a adesão da Turquia". Contudo, o dirigente curdo não alimenta ilusões acerca das potências europeias: "A Alemanha e a França (…) não apoiam de forma suficientemente activa uma solução do conflito". Pelo contrário, assinalou Karayilan, "desde a eleição de Nicolas Sarkozy que a posição da França mudou. Há 26 dirigentes políticos curdos presos em França por “actividades terroristas”. Ao atacar as organizações curdas, num momento em que declarámos um cessar-fogo, Paris enviou uma mensagem de apoio aos que desejam que a guerra continue".

(Fonte: Avante)

Governo turco censura livro sobre transexual

O Governo turco proibiu a venda do livro "Üçüncü Sınıf Kadın", algo como "Mulher de Terceira Categoria", que fala da vida de uma transexual desde a infância até aos seus 20 anos. O autor, Anıl Alacaoğlu, soube da censura pelos jornais e recebeu a notificação oficial dez dias depois da decisão governamental.
O documento do Governo diz que a obra “favorece a homossexualidade, o que a sociedade turca não aceita moralmente, e relações anais com pessoas do mesmo sexo, o que também não é normal nos usos e tradições turcas. Obviamente que tais relações anormais e pervertidas afectariam o desenvolvimento mental das crianças negativamente”.

(Fonte: http://paroutudo.com)

Aldeia curda da Turquia autorizada a restaurar o seu nome curdo

A Turquia começou a restaurar os nomes das aldeias curdas e está a considerar a hipótese de permitir que se façam sermões religiosos na língua própria de um povo de 20 a 25 milhões de pessoas que até hoje ainda não conseguiu valer o direito a uma pátria própria.
A aldeia de Celkaniya viu reconhecido finalmente o direito de poder usar o nome que é seu, em vez de ter de se disfarçar sob o nome turco de Kırkpınar, revelou hoje o jornal diário "Habertürk".
As medidas de alguma tolerância agora anunciadas fazem parte das reformas democráticas que o primeiro-ministro Tayyip Erdoğan prometeu, de modo a responder às queixas de tão importante grupo étnico e poder assim levar por diante a aspiração que a Turquia tem de ser aceite na União Europeia.
Erdoğan espera que com estas reformas se atenda finalmente a décadas de queixas de discriminação e se consiga até acabar com 25 anos de conflito entre o Estado turco e os guerrilheiros curdos.
O primeiro-ministro tenta conseguir apoio da opinião pública, das Forças Armadas e do Parlamento para esta sua iniciativa, destinada a persuadir os militantes do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) a baixar as armas e acabar com uma rebelião que já levou à morte de cerca de 40 mil pessoas.
Este conflito é um dos motivos pelos quais à UE tem colocado tantos entraves à adesão da Turquia. Alguns analistas citados pela Reuters declararam que parte das medidas previstas vai requerer reformas jurídicas e constitucionais para as quais Erdoğan terá de conseguir um vasto consenso. Mas a verdade é que os principais partidos da oposição continuam a argumentar que o processo de reconhecimento dos direitos do povo curdo ameaça a unidade nacional da Turquia. Cerca de 12 milhões de Curdos, perto de metade de todos os que existem, vivem entre os 72 milhões de habitantes da Turquia. Trata-se do maior grupo étnico de todo o mundo que ainda não conseguiu ver reconhecido o direito a um Estado próprio.

(Fonte: Público)

17 agosto 2009

Dez anos depois, Istambul não está preparada para outro grande terramoto

Em 1999 morreram mais de 17 mil pessoas vítimas de um grande terramoto que sacudiu a região do Mar de Mármara (noroeste da Turquia) e especialistas apontam que hoje, no décimo aniversário da tragédia, cidades como Istambul continuam sem estar preparadas para um sismo de grande magnitude.
No dia 17 de Agosto de 1999, às 3h02 da manhã, o terramoto de 7,4 graus na escala de Richter durou apenas 45 segundos, mas foi o suficiente para deixar um rasto de destruição: 17480 mortos, mais de 40 mil feridos, 329 mil edifícios destruídos e quase meio milhão de desalojados.
Em Değirmendere, os únicos edifícios que não sofreram nenhum dano foram os construídos pelo Exército, mostrando as péssimas condições em que se constroem casas e edifícios na Turquia.
Depois da catástrofe de 1999, mais de seis mil pessoas foram julgadas por negligências vinculadas ao terramoto, mas só uma, o construtor Veli Göçer, foi condenado a pena de prisão.
Após ter cumprido cinco anos da pena de 18 anos, Göçer - em entrevista publicada hoje pelo diário "Habertürk" - acusa o Estado turco de ser, em parte, culpado pelas mortes, já que é o Governo que aprova as construções e as leis que regem o sector.
Desde aquele grande terramoto, a Câmara de Istambul - onde milhares de pessoas ficaram desabrigadas - gastou cerca de 80 milhões de euros em estudos sobre os edifícios e a sua adequação para resistir a movimentos sísmicos de grande magnitude, segundo a revista "Newsweek Türkiye". No entanto, especialistas como o professor de Engenharia Civil da Universidade do Bósforo Semih Tezcan, dizem que a metrópole turca "não está preparada para outro terramoto" apesar da região de Mármara ser a mais desenvolvida de toda Turquia.
"Em Istambul há um milhão de edifícios e só um 1% foi reforçado. Há três mil escolas e só 250 foram reforçadas e há 635 hospitais públicos, dos quais apenas dez estão preparados", explicou Tezcan em declarações ao jornal "Milliyet".
O maior temor dos moradores de Istambul é que se volte a produzir outro grande terramoto. Uma em cada quatro pessoas que vivenciaram o terramoto de 1999 tem problemas para dormir ou sofre de traumas psicológicos. Além disso, nos últimos anos proliferaram pseudo-cientistas e videntes que, em programas de televisão sensacionalistas, anunciam a proximidade de um grande terramoto, com as empresas seguradoras a aproveitarem-se do medo da população para vender "pacotes anti-terramoto".
"Não haverá um terramoto em Istambul pelo menos até 2015. Se acontecer algum tremor antes disso seria uma enorme surpresa para o meio científico", opinou o presidente da Câmara de Engenheiros Geofísicos, Ahmet Ercan, em declarações ao "Habertürk".
O professor de Geofísica da Universidade Técnica de Istambul, Haluk Eyidoğan, no entanto, alertou que a cidade do Bósforo tem de estar preparada para a eventualidade de um terramoto, já que "nos últimos 200 anos a região de Mármara sofreu 50 terramotos de uma magnitude superior a 6,5 graus".
Uma consequência positiva daquele terramoto - que um mês depois se registou em Atenas - foi o espírito de solidariedade entre Turcos e Gregos, duas nações com muitas diferenças durante séculos. Sociedade civil, ONGs e corpos de protecção civil organizaram-se rapidamente e enviaram equipas de resgate gregas à Turquia, algo que mudou a percepção dos vizinhos. Desde então, as relações entre os dois países melhoraram e a cooperação aumentou consideravelmente.

(Fonte: EFE)

Öcalan defende mais democracia para os Curdos

Abdullah Öcalan, o chefe rebelde curdo preso e condenado a prisão perpétua, defendeu mais democracia para os Curdos da Turquia em antecipação ao roteiro que deverá apresentar com propostas para o fim do conflito. “Um novo processo começou, é tão importante como a criação da República por Mustafa Kemal Atatürk”, sublinhou Öcalan aos seus advogados durante o último encontro na prisão da ilha de İmralı, onde é desde 1999 o único preso e cumpre uma pena de prisão perpétua por "traição".
A República “foi criada na altura [1923], agora vai democratizar-se”, disse, exortando o Estado turco a “reconhecer os direitos dos Curdos e a tornar-se numa nação democrática”, cita a agência de notícias pró-curda Firat. Os Curdos, diz Öcalan, querem por seu turno reconhecer o Estado turco, confirmando assim que renunciou às suas reivindicações secessionistas. “No passado acreditei que tudo seria resolvido se nós formássemos um Estado. Recuso hoje uma federação com o Iraque [onde os Curdos contam com uma região autónoma, no norte]”, explica ainda.
O líder do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) tinha anunciado para 15 de Agosto um “roteiro” com propostas para a paz. Nessa data assinalavam-se os 25 anos do início da luta armada contra o Estado turco. O anúncio foi adiado, mas os planos de Öcalan deverão ser apresentados ainda esta semana pelos seus advogados.

(Fonte: Público)

16 agosto 2009

Atentado em Istambul assinala 25.º aniversário da luta armada do PKK

A explosão de uma bomba ontem em Gaziosmanpaşa, no litoral europeu de Istambul, causou um morto e um ferido, no dia em que parte da comunidade curda da Turquia assinala o início da luta armada separatista pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
A explosão deu-se numa lata de lixo que estava em frente a uma fábrica de têxteis e matou o guarda que estava perto do local, ferindo ainda uma segunda pessoa. O ataque surge depois do Governo ter feito várias consultas para preparar reformas a favor dos Curdos e encontrar formas para terminar com a insurreição do PKK.
A polícia não afasta, todavia, a possibilidade desta explosão ser obra de alguns grupos islamitas e de extrema-esquerda, que episodicamente também realizam atentados à bomba em Istambul.
O Governo turco, dirigido pelo islamita moderado Recep Tayyip Erdoğan, anunciou no final da semana a realização de uma ronda de contactos com os partidos políticos e restantes actores sociais para iniciar um processo de solução do conflito, que causou mais de 40 mil mortos desde 1984. Foi nesse ano que o PKK pegou em armas para reivindicar a independência dos Curdos da Turquia.
As principais formações da oposição - o Partido Republicano do Povo (nacionalista laico) e o Partido da Acção Nacionalista (direita) - criticaram a iniciativa do Executivo, considerando-a deslocada e politicamente inútil. Por outro lado, Öcalan tinha anunciado que apresentaria ontem um projecto de roteiro para uma solução pacífica do conflito, acção que foi adiada pela impossibilidade dos seus advogados o visitarem na prisão, localizada numa ilha no Mar de Mármara, por causa do mau tempo.

(Fonte: Diário de Notícias)

15 agosto 2009

Erdoğan promete reformas para as minorias religiosas da Turquia

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, prometeu hoje, durante raro encontro com líderes das minorias religiosas do país, realizar reformas democráticas que enfatizem os direitos das mesmas, um importante ponto para a entrada do país na União Europeia.
O patriarca ortodoxo ecuménico Bartolomeu e líderes das pequenas comunidades do país -arménia, judaica, ortodoxa siríaca e católica siríaca- almoçaram com Erdoğan e ministros na ilha de Büyükada, perto de Istambul, disse à Reuters uma autoridade do patriarcado que pediu para não ser identificada.
O almoço coincidiu com medidas reformistas do Governo para amenizar tensões de décadas com os 12 milhões de curdos do país.
Erdoğan, um devoto muçulmano cujo governo é visto com suspeitas devido às suas raízes islâmicas, fez alusão, em seu discurso, a um amplo processo reformista.
"Agora é essencial para nós abraçar todos os 71,5 milhões do povo desta nação com respeito e amor", disse, repetindo a sua oposição ao nacionalismo étnico e dizendo que o seu Governo mantém equidistância com todos os credos.
"Há falhas na implementação? Sim. Vamos superá-las juntos nessa luta. Acredito que essa iniciativa democrática mudará muitas coisas neste país", afirmou, em comentários divulgados pela CNN Türk e confirmadas pela autoridade do Patriarcado.

(Fonte: Reuters)

Rebelião curda na Turquia completa 25 anos

O presidente do Parlamento da Turquia pediu a reconciliação com a minoria curda no dia que marca o 25.º aniversário dos primeiros ataques rebeldes, embora nem o Governo nem os insurgentes tenham apresentado um plano para encerrar o conflito.
"Eu vejo uma grande vantagem em colocar de lado o preconceito", disse o presidente do Parlamento, Mehmet Ali Şahin, na televisão turca. "Eu não concordo com as alegações de que certas medidas culturais para reduzir as tensões vão dividir a Turquia".
Em 15 de Agosto de 1984, rebeldes separatistas atacaram unidades policiais e militares nas cidades de Eruh e Şemdinli, antes de fugirem para o Iraque. Activistas curdos planeavam realizar um festival em Eruh mais tarde neste Sábado (15), e forças de segurança extra foram posicionadas no local. Embora a violência tenha diminuído fortemente desde os anos 1990, a questão sobre como convencer milhares de rebeldes a desistir das armas continua a ser uma profunda disputa. As exigências do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o rebelde PKK, incluem amnistia aos seus principais líderes, mas tal acordo irritaria muitos Turcos.
A Turquia já tomou algumas medidas para assimilar os Curdos, que representam cerca de 20% da população de 75 milhões e dominam o sudeste do país. Em Janeiro, o primeiro canal de televisão 24 horas em língua curda foi lançado e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, proferiu algumas palavras no idioma banido no passado.
Neste Sábado (15), a agência de notícias Doğan relatou que Erdoğan disse que, "no sudeste, os problemas não são apenas psicológicos, sociológicos. Aqui, temos problemas militares, políticos, diplomáticos. Problemas económicos".

(Fonte: Agência Estado)

Erdoğan anuncia projectos de reformas a favor da comunidade curda

O primeiro-ministro turco afirmou que o seu Governo vai avançar, antes do fim do ano, com projectos de reformas a favor da comunidade curda da Turquia.
A declaração de Recep Tayyip Erdoğan foi feita ontem, véspera do 25.º aniversário do primeiro ataque do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) na Turquia.
"Não podemos esperar até ao fim do ano por esta iniciativa. Começaremos o processo com medidas que podem ser aplicadas", disse Erdoğan, durante uma recepção em Ancara.
No início do mês em curso, Erdoğan aceitou - pela primeira vez em dois anos - reunir-se com o presidente do Partido para uma Sociedade Democrática (DTP, principal partido curdo do país) para discutir a forma de pôr termo à rebelião curda.

(Fonte: Diário de Notícias)

Há uma "oportunidade histórica" para a "questão curda"

Eram 19h30 locais, a 15 de Agosto de 1984, quando 30 rebeldes das Hêzên Rizgariya Kurdistan (HRK - Forças de Libertação do Curdistão) entraram em Eruh, povoação de 4000 habitantes nas montanhas do sudeste da Turquia. Divididos em três grupos, apoderaram-se de uma guarnição militar e mataram um soldado. Ocuparam uma mesquita e, por um dos altifalantes do templo, anunciaram a sua presença. Antes de recuarem para os seus refúgios, alardeando o feito de terra em terra, proclamaram na praça central o "início da guerra de libertação curda".
Vinte e cinco anos depois deste primeiro ataque do braço armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), espera-se que o seu fundador revele hoje um "roteiro" para solucionar um conflito que já causou 30 mil a 40 mil mortos. As propostas de Abdullah Öcalan, a cumprir uma pena perpétua desde a sua captura em 1999, deverão ser lidas pelos seus advogados durante o 1.º Festival de Arte e Cultura em Eruh - localidade agora governada pelo Partido para uma Sociedade Democrática (DTP), "braço político" do PKK.
Segundo o diário turco "Today's Zaman", o roteiro de Öcalan poderá incluir "expressões que se aproximam de um pedido de desculpas" e até "uma autocrítica". Composto por quatro capítulos ("Introdução, Princípios, Um Modelo de Solução e Princípios de Paz"), reivindica mais direitos e mais autonomia, cessar-fogo e uma amnistia, uma revisão constitucional e uma "comissão da verdade".
O que hoje será conhecido começou com um pedido de Öcalan aos seus advogados para contactarem intelectuais, escritores e organizações da sociedade civil. De 86 horas de reuniões (gravadas) com 55 personalidades saíram várias recomendações, que o chefe do PKK prometeu incluir na sua redacção final.
O Governo turco, por seu lado, acelerou uma "iniciativa para resolver a questão curda" e, embora as suas ideias sejam ainda vagas, sobressai a vontade de levantar as restrições à expressão da identidade curda, oferecer uma amnistia aos "militantes de base" do PKK e aumentar os incentivos económicos nas áreas de maioria curda.

Contactos indirectos?
O que levou o único prisioneiro da fortaleza de İmralı, no mar de Mármara, e o Governo a procurar uma saída para a mais longa insurreição curda na Turquia? Para Şahin Alpay, professor de Ciência Política na Universidade de Bahçeşehir, em Istambul, são quatro as principais razões. "Os militaristas em ambos os campos compreenderam que não há solução militar; Ancara reconheceu que a política de negação da identidade curda já não é sustentável; os Curdos do Iraque perceberam que precisam do apoio da Turquia (contra os Árabes) quando os Americanos se retirarem; todos (incluindo os EUA e a União Europeia) querem estabilidade para construir e operar os pipelines que atravessarão as regiões curdas da Turquia e do Iraque", especificou, numa entrevista ao Público por e-mail.
Convencido de que o Governo de Ancara não só tem "algum apoio dos militares" como está a "negociar indirectamente com o PKK e Öcalan", o veterano analista Alpay acredita que será possível abrir o caminho da paz. "Öcalan detém uma substancial influência e, embora os principais partidos da oposição [ultranacionalista], CHP e MHP, tenham uma atitude muito negativa, a maioria da opinião pública [na Turquia] é favorável a medidas para pôr fim às hostilidades - a minha previsão é a de que os partidos que se opõem à iniciativa do Governo serão duramente penalizados nas eleições parlamentares de 2011".
O académico Henri Barkey, do Carnegie Endowment for International Peace, em Washington, autor de "Turkey's Kurdish Question", avalia assim o que será a reacção na Turquia às propostas do PKK: "Vão ignorar o roteiro e fingir que nunca aconteceu, mas se contiver elementos de valor, o AKP [Partido da Justiça e Desenvolvimento, no Governo] vai usá-los, sem dizer que são as ideias de Öcalan."
As autoridades turcas "vão (e devem) apelar ao PKK para pôr fim à luta armada", afirmou Barkey ao Público, por correio electrónico. Inquirido sobre quais as linhas vermelhas que não podem ser ultrapassadas, o antigo conselheiro do Departamento de Estado americano respondeu: "O Governo não pode ser visto a dialogar com Öcalan e não pode concordar em discutir uma federação ou autonomia - o resto é semântica".
Numa entrevista à Rádio Europa Livre, Barkey adiantou: um dos principais problemas é a revisão da Constituição, de modo a que "a definição de cidadania seja mais inclusiva" para os Curdos. Öcalan quer, alegadamente, um regresso à de 1921, que dava amplos poderes a parlamentos provinciais, nos campos da educação, saúde ou desenvolvimento económico.
Rever a Constituição, explica Barkey, "é ir contra a própria definição do Estado turco, tal como concebida por Mustafa Kemal Atatürk, e há muitas pessoas para quem tudo o que o fundador disse é sacrossanto, imutável e intocável." O maior obstáculo, diz Barkey, poderá ser o Tribunal Constitucional (TC). Mesmo que o Governo consiga aprovar a sua iniciativa no Parlamento, onde o AKP tem maioria absoluta e o apoio de outros partidos, os juízes do TC, "que não é um organismo independente, mas muito ideológico", poderão chumbar o que foi aceite pelos deputados.
Ainda que isso possa acontecer, Barkey admite que os militares, cujas opiniões influenciam os veredictos do TC, "concluíram que jamais poderão vencer a guerra contra o PKK, ou os Curdos." Há outro factor que este professor na Universidade de Lehigh salientou ao Público: "Nos últimos anos, o DTP aproximou-se ainda mais do PKK. Os Curdos sempre se envolveram em política e raramente sob uma bandeira que destruísse a sua identidade curda - os deputados curdos do DTP são tão nacionalistas como os do AKP."

O ponto de viragem
Os sinais mais fortes de mudança na Turquia surgiram em 2005 quando o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdoğan, reconheceu, na província de Diyarbakır, no Sudeste, que o Estado cometeu "erros" na sua relação com os Curdos, salientou Amberin Zaman, do German Marshall Fund dos EUA.
Seguiram-se contactos secretos entre o chefe dos serviços de espionagem, Emre Taner, e o governo regional curdo no Norte do Iraque, para convencer os rebeldes do PKK, entrincheirados nas montanhas que separam o Iraque do Irão, a depor as armas. Esta diligência falhou devido aos entraves colocados pelos "falcões" no Exército turco e no PKK.
Outro sinal foi a decisão da administração Bush, em 2007, de partilhar em tempo real dados recolhidos por satélite sobre as actividades do PKK, permitindo que aviões de guerra turcos bombardeassem as suas bases no Norte do Iraque.
"Isso mudou, dramaticamente, o equilíbrio de forças", vincou Amberin, correspondente da revista "The Economist" em Ancara. "O PKK foi obrigado a ficar na defensiva e sofreu pesadas perdas. Dissipou-se a percepção de que os EUA favoreciam os Curdos iraquianos em detrimento da Turquia (devido à recusa de Ancara em abrir o seu território a uma segunda frente contra Saddam Hussein em 2003)."
A nomeação, em Agosto de 2008, do general İlker Başbuğ como chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Turcas (TSK) foi outro sinal. Em 15 de Abril último, o general usou a expressão "povos da Turquia" e não "Turcos".
Falou dos Curdos e da necessidade de rever a lei para que membros do PKK possam entregar as armas e deixar as montanhas. Considerou que "um terrorista também é um ser humano". Curdos e Turcos definiram este discurso como "histórico".
O Exército tem mantido o silêncio à medida que o Governo vai procurando apoios para a sua iniciativa. A imprensa turca vê nisto uma estratégia: se o plano resultar, o Exército vai recolher os louros; se falhar, juntar-se-á à oposição contra o AKP.
Outro sinal vital: numa recente entrevista a um jornal turco, Murat Karayilan, o principal comandante militar do PKK, disse que a independência já não está na agenda da organização. Mostrou-se disponível para negociar através de "terceiras partes" - alusão implícita ao DTP -, "se fosse necessário". Posteriormente, o líder do DTP, Ahmet Türk, lamentou um ataque do PKK contra soldados e deixou um aviso: "Os que procuram uma solução devem tirar o dedo do gatilho".
Foi uma rara manifestação de independência do líder do DTP (o PKK costuma assassinar os críticos), notou Amberin Zaman, e Erdoğan recompensou-o com um primeiro encontro, no dia 5 de Agosto, no Parlamento.
Em todo este processo, uma das figuras mais optimistas é o Presidente Abdullah Gül. "Encontraremos uma solução", declarou ao jornal "Sabah". "Esta questão [curda] é a mais importante questão na Turquia. Não enterremos as cabeças na areia. Temos aqui uma oportunidade histórica."

(Fonte: Público)

14 agosto 2009

Öcalan ainda não terminou plano para resolver conflito curdo

O líder histórico do grupo armado curdo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), Abdullah Öcalan, não divulgará o seu plano para a solução do conflito curdo no dia 15 de Agosto, como estava previsto, porque ainda não terminou a elaboração do plano.
Öcalan planeava anunciar o plano nessa data por marcar o 25º aniversário do primeiro ataque armado do PKK.
Ömer Güneş, um dos advogados de Öcalan, disse em entrevista colectiva perto de Istambul, após visitar Öcalan na ilha-prisão de Imrali, que o líder do PKK terminará a sua proposta "em dois dias".
Güneş acrescentou que "com toda probabilidade" o plano será divulgado na próxima quarta-feira, para quando está prevista a visita semanal dos advogados do líder curdo, capturado em 1998 por agentes turcos no Quénia.
O PKK, fundado em 1978 por Öcalan, iniciou a sua luta armada em 15 de Agosto de 1984 com o assassinato de dois polícias turcos. É considerado um grupo terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia (UE).
A proposta de Öcalan era esperada com grande expectativa na Turquia, onde o Governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan também prepara uma iniciativa para uma solução pacífica do conflito curdo, que nos últimos 25 anos matou cerca de 40 mil pessoas.

(Fonte: EFE)

Frederico Gil nas meias-finais do "challenger" de Istambul

O tenista português Frederico Gil, primeiro cabeça-de-série e 89.º do "ranking" mundial, qualificou-se hoje para as meias-finais do "challenger" de Istambul, na Turquia, ao vencer o Cazaque Mikhail Kukushkin.
Gil superou Kukushkin, 164.º da hierarquia mundial, por 6-2 e 6-4 e vai discutir o acesso à final com o Alemão Florian Mayer, 129.º e quatro pré-designado, que bateu o Turco Marsel Ilhan, 242.º, por um duplo 6-4. O melhor tenista luso no "ranking" está também na final de pares, variante em que faz dupla com o Sueco Filipe Prpic, marcada para Sábado. O "challenger" de Istambul está dotado com 50.000 dólares (cerca de 35.000 euros) em prémios monetários.

(Fonte: Público)

12 agosto 2009

Intelectuais defendem diálogo para resolver o problema

Mais de 150 intelectuais turcos assinaram um manifesto dirigido ao Parlamento no qual defendem a via do diálogo para solucionar o conflito curdo do sudeste do país.
Académicos, artistas, escritores e jornalistas assinaram um documento onde sustentam que devem ser dados "passos para encontrar uma solução justa, democrática e pacífica para o problema curdo".
O texto, assinado por 162 intelectuais, surge dias depois do Governo de Recep Tayyip Erdoğan ter anunciado que iria realizar uma ronda de contactos com os principais partidos políticos e actores sociais para iniciar um processo de solução do conflito.
Desde 1984, o PKK encetou uma luta armada para reivindicar a independência do povo curdo em relação à Turquia. O conflito já causou 40 mil mortos desde então.

(Fonte: Correio da Manhã)

Frederico Gil avança na Turquia

Frederico Gil, o Português mais bem classificado no "ranking" mundial (88.º), assegurou esta quarta-feira o apuramento para os quartos-de-final do torneio "challenger" de Istambul (Turquia), derrotando o Francês Alexandre Sidorenko, por 6-2 e 6-4.
Depois de vencer na jornada inaugural o atleta da "casa" Korhan Ural Ateş, por duplo 6-0, Frederico Gil voltou assim a confirmar o estatuto de primeiro cabeça-de-série deste torneio. Agora, o Português aguarda pelo desfecho do encontro entre o Cazaque Mikhail Kukushkin (164.º do mundo) e o Dinamarquês Frederic Nielsen (331.º) para saber com quem vai discutir a passagem às meias-finais.

(Fonte: A Bola)

11 agosto 2009

Protesto de mulheres curdas em Ancara

Protesto de mulheres curdas em AncaraMulheres curdas manifestaram-se no centro de Ancara no dia 11 de Agosto exibindo cartazes a favor da paz e do líder do PKK, Abdullah Öcalan, a cumprir prisão perpétua numa ilha no Mar de Mármara (İmralı). Num dos cartazes pode ler-se: "Silenciem as armas e deixem as duas partes conversar".

Protesto de mulheres curdas em Ancara Em outros cartazes lê-se: "Não a uma solução sem Öcalan!",

Protesto de mulheres curdas em Ancara"Ouçam İmralı" e...

Protesto de mulheres curdas em Ancara"A solução está em İmralı".

(Fonte: AP)

Turquia assegura que vai resolver problema de escassez de água no Iraque

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Ahmet Davutoğlu, assegurou hoje em Bagdad aos responsáveis iraquianos, que o seu país fará tudo o que puder para atenuar a escassez de água que afecta o Iraque, como consequência da diminuição do nível dos rios Tigre e Eufrates. Davutoğlu, que chegou esta manhã a Bagdad, afirmou em entrevista colectiva com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, Hoshyar Zebari, que a Turquia injectou recentemente quantidades adicionais de água nos dois rios, que nascem na Turquia e desembocam no Iraque. Segundo Zebari, as autoridades turcas forneceram uma contribuição adicional aos rios de 500 metros cúbicos por segundo.O ministro turco destacou, além disso, que o seu país aumentará esta quantidade no futuro, mas não precisou datas.
O Iraque sofre de escassez de água desde a construção de várias represas com fins agrícolas e energéticos, nos dois últimos anos, na Turquia.
O ministro turco também fez referência ao recente aumento da violência no Iraque e descreveu os atentados perpetrados contra xiitas em Bagdad e Mossul, nos quais morreram dezenas de civis, como "acções brutais".
Durante a sua visita ao Iraque, Davutoğlu deverá reunir-se com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, para tratar vários assuntos de interesse comum, como a situação da segurança no Iraque.

(Fonte: EFE)

10 agosto 2009

Grantur anuncia promoção para o circuito “Turquia para todos”

A Grantur anunciou uma promoção para o circuito “Turquia para todos”, de sete noites, com preços desde 790 euros por pessoa, em duplo.
O circuito prevê estadia livre em Istambul com possibilidade de fazer excursão opcional ou passeio no Bósforo, estadia em Ancara com visita ao Museu das Civilizações da Anatólia, tour da cidade, com paragem pelo mausoléu de Atatürk, estadia na Capadócia com visitas na região, nomeadamente ao vale de Göreme, com as suas igrejas, vale Vermelho, vale de Üçhisar, visita a uma cidade subterrânea e a centros de artesanato.
O programa prevê ainda alojamento em Konya, a antiga capital do império Seljúcida, com visita ao Museu de Mevlana, e em Pamukkale, com as suas piscinas termais de origem calcária.
O circuito inclui ainda visita a Éfeso, cujo tempo foi considerado uma das maravilhas do Mundo Antigo, com visitas e alojamento em Kuşadası, antes de regressar a Lisboa.
O circuito contempla alojamento em hotéis de categoria quatro estrelas e guia em Português.
Os preços são de 790 euros para a partida de 7 de Setembro, 825 euros para a partida de 31 de Agosto e de 875 euros para a partida de 17 de Agosto.

(Fonte: PressTur)

06 agosto 2009

Greenpeace contra construção de central nuclear na Turquia

A Greenpeace está contra a construção de uma central nuclear na Turquia.
Ancara anunciou a assinatura de um acordo com a Rússia para a construção de quatro reactores nucleares.
Os activistas da organização ambientalista reuniram-se na capital turca para dizer “não” ao projecto.
Korol Diker, responsável da Greenpeace, chamou a atenção para os perigos do nuclear:
“A energia nucelar já foi testada e o teste foi Chernobyl. A Turquia não deve depender dos combustíveis fósseis mas o acordo para a construção de uma central nuclear deve ser cancelado para que o país não se torne numa panela de pressão”.
O projecto nuclear na Turquia foi adiado várias vezes. Segundo Moscovo, a proposta russa inclui a construção de quatro reactores que deverão começar a produzir energia a partir de 2016. A electricidade será vendida a um preço fixo até 2030 e depois a preços de mercado. Os custos de construção elevam-se a quase 15 mil milhões de euros.

(Fonte: Euronews)

Rússia e Turquia assinam acordos de cooperação no sector do petróleo e do gás

O primeiro-ministro russo Vladimir Putin e o seu homólogo turco Recep Tayyip Erdoğan assinaram hoje na capital turca protocolos de cooperação no sector do petróleo e do gás natural, que prevêem o desenvolvimento do oleoduto 'South Stream'.
Em conferência de imprensa, Tayyip Erdoğan disse que a Turquia deu permissão à Rússia para prosseguir em águas territoriais turcas os trabalhos exploratórios da construção do oleoduto 'South Stream', através do qual a Rússia visa manter a posição dominante no fornecimento de gás natural ao mercado europeu.
Os dois primeiros-ministros assinaram os acordos na presença do chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, durante uma visita de um dia de Putin à Turquia.

(Fonte: Jornal de Notícias)

03 agosto 2009

Alemão assassinado em Istambul alegadamente por ser cristão

Gregor Kerkeling tinha acabado de sair da Igreja de Santo António, uma das principais de Istambul, quando foi abordado por İbrahim Akyol, um turco de 26 anos com historial de problemas psiquiátricos. O crime teve lugar no dia 20 de Julho.
Depois de lhe pedir dinheiro Akyol esfaqueou Kerkeling no coração e no peito. Os serviços de saúde não conseguiram salvar a vida do Alemão.
À polícia Akyol terá confessado que acordou de manhã com a ideia de matar um cristão: “Queria matar um cristão nesse dia, e estava a visitar as igrejas por essa razão”, confessou.
Imagens de vigilância mostram de facto o Turco a rondar várias igrejas que se encontram perto da igreja de Santo António.
Cerca de uma hora antes Akyol chegou mesmo a ter uma discussão com o guarda de uma das igrejas. Este convidou-o a deixar o local depois de Akyol se ter recusado a tirar o chapéu dentro do edifício. Lá fora tentou provocar uma discussão, e considerou assassiná-lo mas optou por não o fazer depois de verificar que: “não havia luz nos seus olhos”.
Depois desta conversa levou a faca de cozinha que tinha consigo até uma loja para a afiar e às 10h50 viu Kerkeling e matou-o.
Esta é a quinta vez que um cristão é assassinado por causa da sua fé desde 2006. Em todas as ocasiões os crimes foram praticados por jovens rapazes.
Um paroquiano de Santo António confessou que a comunidade está bastante abalada com o que se passou: “Percebemos que somos vulneráveis, e que dependemos de Deus para a nossa segurança”.

(Fonte: Agência Ecclesia)