07 novembro 2009

Presidente turco visitou uma casa de oração alevita


No âmbito do programa de aproximação à população alevita, o presidente da Turquia visitou Tunceli, uma cidade curda alevita do leste da Anatólia. Tratou-se da primeira visita presidencial a essa cidade em 19 anos.
No discurso que proferiu durante a visita, Abdullah Gül afirmou não existirem diferenças entre Edirne e Hakkari, Sinop e Mersin, Kayseri e Tunceli. "Todas estas terras são valiosas para o país, e cada um e todos os cidadãos que aí vivem são o mais importante”, disse Gül.
O presidente foi acompanhado durante a visita por İzzettin Doğan, presidente da fundação CEM, uma organização alevita, e por alguns deputados.
Em Tunceli, o presidente também visitou uma cemevi (casa de oração alevita), e assistiu a uma cerimónia religiosa. As cemevi não são reconhecidas oficialmente pelo governo turco como locais de oração.
A campanha de aproximação do governo à população alevita tem sido denunciada por muitas organizações alevitas como sendo um programa reaccionário.
Os alevitas são conhecidos pelas suas tendências progressistas e de esquerda e, por esse facto, têm sido oprimidos pelo reaccionarismo sunita.

Sem comentários: