20 novembro 2009

Imprensa turca recebe nomeação de Van Rompuy com pessimismo

A Turquia recebeu com um certo pessimismo a nomeação do até agora primeiro-ministro belga, Herman Van Rompuy, para presidente da União Europeia (UE), de acordo com a imprensa de hoje.
"O primeiro presidente da União Europeia contra a Turquia", titulou o diário Cumhuriyet (laico-nacionalista) na sua primeira página.
Apesar do novo dirigente europeu se ter comprometido a ser "imparcial", a maioria dos diários turcos recordam hoje as palavras de Van Rompuy em 2004 quando se declarou contra a adesão da Turquia à UE. "A Turquia não é parte da Europa e nunca o será. Os valores universais que estão em vigor na Europa, e que são valores fundamentais do cristianismo, perderiam força com a entrada de um grande país muçulmano como a Turquia", foram as palavras então pronunciadas por Van Rompuy e que os Turcos não esquecem.
O diário Radikal (centro-esquerda liberal) sublinhou que o primeiro-ministro belga tem sido um fervoroso defensor da suposta "essência cristã" da Europa e o jornal Milliyet (centro-esquerda) escolheu como título da sua notícia sobre as nomeações em Bruxelas, quinta-feira, "Presidente de direita para a UE".
Até agora não houve qualquer comentário oficial do governo turco, mas o porta-voz da comissão de Negócios Estrangeiros do parlamento de Ancara, Suat Kinikoğlu, qualificou de "infeliz" a nomeação de Van Rompuy. "Não é possível valorizar esta eleição de forma optimista [...], pelo seu ênfase em defender o cristianismo, entende-se que Rompuy tem preconceitos contra a Turquia", declarou Kinikoğlu à cadeia televisiva NTV. "Mas nós, como governo e como país, vamos continuar [as negociações de adesão à UE] com determinação. Porque o que fazemos não é para contentar ninguém em Bruxelas, nem para mudar as ideias dos que são como Rompuy. Pessoas como ele vêm e vão, mas o nosso processo [de adesão] continuará", adiantou.

(Fonte: Diário de Notícias)

Sem comentários: