15 setembro 2009

Turquia deverá ser cenário de negociações com o Irão

O responsável pela diplomacia da União Europeia (UE), Javier Solana, disse esta manhã em Bruxelas que o encontro entre o Irão e as grandes potências para discutir o dossier nuclear de Teerão deverá ter lugar na Turquia, a 1 de Outubro. “Julgo que será muito provavelmente na Turquia”, disse o diplomata espanhol à chegada a Bruxelas, para participar numa reunião com os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE.
A data da reunião do Irão com o grupo dos seis (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha) fora acordada ontem entre Solana e o negociador nuclear iraniano Saïd Jalili. É a primeira reunião deste grupo com responsáveis de Teerão desde Julho de 2008.
Solana disse ainda que apesar do reatar das negociações, as sanções continuam em cima da mesa. O Irão é acusado de querer desenvolver a energia nuclear com fins militares, e as potências internacionais reunidas no grupo dos seis ameaçam Teerão com um agravamento de sanções, caso a liderança iraniana recuse uma supervisão internacional do seu programa nuclear.
Os Iranianos defendem que o seu programa nuclear tem fins unicamente civis. “Neste momento, tentamos iniciar uma negociação. Mas defendemos sempre uma abordagem dupla e essa continua a ser a nossa política”, disse Solana, citado pela AFP. A dupla abordagem consiste em ajudar o Irão a desenvolver o seu programa civil, sob supervisão internacional, mantendo a ameaça das sanções caso Teerão recuse essa supervisão.

(Fonte: Público)

Sem comentários: