01 setembro 2009

Arménia e Turquia vão assinar acordos para a criação de laços diplomáticos

A Turquia e a Arménia comprometeram-se a assinar dentro de seis semanas acordos para a normalização das relações bilaterais o que, a confirmar-se, porá fim a quase um século de hostilidade.
Num comunicado conjunto, os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países revelam ter acordado “consultas políticas internas” sobre dois protocolos negociados sob mediação suíça, relativos à criação e desenvolvimento de relações diplomáticas oficiais. “As consultas estarão terminadas dentro de seis semanas, no seguimento das quais os dois protocolos vão ser assinados e submetidos aos respectivos parlamentos para ratificação”, lê-se na nota.
A Turquia não mantém qualquer relação oficial com a Arménia, desde que esta nação se tornou independente, no rescaldo do colapso da ex-URSS, em 1991. Isto porque Ancara denunciava os esforços de Eravan para que os massacres cometidos durante a I Guerra Mundial fossem reconhecidos internacionalmente como um genocídio cometido pelas forças otomanas contra a população arménia. Análises históricas apontam para que 300 a 500 mil Arménios tenham sido executados ou morrido, em consequência das deportações a que foram forçados pelo império otomano, entre 1915 e 1917. Mas a República da Turquia, nascida dos escombros do Império, alega que as mortes foram resultado do conflito interno entre as forças imperiais e os separatistas, agravadas pela fome e doenças que atingiram o país durante a I Guerra Mundial. Em Abril, a Turquia e a Arménia tinham já estabelecido um “roteiro” para a criação de laços diplomáticos “num período razoável de tempo”, um passo que as duas nações admitem que vai favorecer “a paz e a estabilidade regional”.

(Fonte: Público)

Sem comentários: