04 setembro 2009

Ancara vai dar ao Iraque e à Síria mais água

A Turquia anunciou quinta-feira que vai empenhar-se ao máximo para aumentar a quantidade de água que fornece à Síria e ao Iraque, através dos históricos Tigre e Eufrates, mas avisou que também ela passa por uma seca grave.
Horas antes, o ministro turco da Energia, Taner Yildiz, dizia que o país já estava demasiado pressionado por pedidos de água e energia e não podia aumentar mais o fluxo de água.
As disputas de água ameaçam perturbar as novas relações amistosas entre a Turquia e os seus vizinhos e complicar a ambição de levar a estabilidade à região, numa altura em que as populações de três países aumentam, crescendo assim o consumo de água.
Assolado pela seca, o Iraque acusou as vizinhas Turquia e Síria de tirarem demasiado dos seus rios e afluentes. A fraca precipitação e a água insuficiente nos Rios Tigre e Eufrates deixaram um Iraque ressequido pelo segundo ano consecutivo.
"É muito importante e o Iraque já está a ter muito menos água devido a algumas barragens construídas na Turquia e na Síria", disse Nagesh Kumar, um perito de água no Instituto de Ciência indiana em Bangalore. "Há potencial para um conflito internacional neste região por disputas relacionadas com a água", comentou.
O ministro turco do Ambiente, Veysel Eroğlu, disse que o seu país vai tentar libertar o máximo de água possível para além da sua obrigação legal de fornecer 500 metros cúbicos por segundo.
"Há uma grave crise de água no Iraque, vamos ter isso em consideração", disse no final de uma reunião quinta-feira com os ministros da Irrigação sírio e iraquiano. "Mas as nossas próprias capacidades são limitadas", acrescentou.
Eroğlu escusou-se a adiantar qual a quantidade de água a mais que pode fornecer aos seus vizinhos. Yildiz disse que Ancara já liberta uma média de 517 metros cúbicos por segundo, sacrificando as suas próprias necessidades para ajudar outros.

(Fonte: Lusa/Expresso)

Sem comentários: