17 agosto 2009

Öcalan defende mais democracia para os Curdos

Abdullah Öcalan, o chefe rebelde curdo preso e condenado a prisão perpétua, defendeu mais democracia para os Curdos da Turquia em antecipação ao roteiro que deverá apresentar com propostas para o fim do conflito. “Um novo processo começou, é tão importante como a criação da República por Mustafa Kemal Atatürk”, sublinhou Öcalan aos seus advogados durante o último encontro na prisão da ilha de İmralı, onde é desde 1999 o único preso e cumpre uma pena de prisão perpétua por "traição".
A República “foi criada na altura [1923], agora vai democratizar-se”, disse, exortando o Estado turco a “reconhecer os direitos dos Curdos e a tornar-se numa nação democrática”, cita a agência de notícias pró-curda Firat. Os Curdos, diz Öcalan, querem por seu turno reconhecer o Estado turco, confirmando assim que renunciou às suas reivindicações secessionistas. “No passado acreditei que tudo seria resolvido se nós formássemos um Estado. Recuso hoje uma federação com o Iraque [onde os Curdos contam com uma região autónoma, no norte]”, explica ainda.
O líder do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) tinha anunciado para 15 de Agosto um “roteiro” com propostas para a paz. Nessa data assinalavam-se os 25 anos do início da luta armada contra o Estado turco. O anúncio foi adiado, mas os planos de Öcalan deverão ser apresentados ainda esta semana pelos seus advogados.

(Fonte: Público)

Sem comentários: