31 agosto 2009

Ministro turco em Bagdad para tentativa de mediação

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ahmet Davutoğlu, chegou hoje a Bagdad para tentar uma mediação entre o Iraque e a Síria, que chamaram os respectivos embaixadores após um duplo atentado no centro de Bagdad.
Deverá seguir depois para Damasco, para se reunir com o presidente sírio Bachar al-Assad e com o seu homólogo Walid Mouallem.
"Vamos fazer tudo para restabelecer uma atmosfera de confiança entre as duas partes. Se a confiança e o bom senso imperarem, será mais fácil ultrapassar esta crise", disse à imprensa antes de deixar a capital turca.
Segundo o diário oficial iraquiano As Sabah, Davutoğlu, recebido no aeroporto de Bagdad pelo seu homólogo Hoshyar Zebari, é portador de três propostas para tentar reduzir a tensão entre os dois países.
Sugerirá que o Iraque não leve este diferendo perante um tribunal internacional, a organização de uma reunião urgente dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países em Ancara na presença do chefe da diplomacia turca e, finalmente, a realização de reuniões de segurança durante as quais o Iraque deverá apresentar provas da participação de residentes na Síria em actos de sabotagem no Iraque.
O Iraque exigiu que a Síria extradite dois iraquianos suspeitos de envolvimento em dois atentados, que fizeram 95 mortos e 600 feridos na capital iraquiana, em 19 de Agosto.
No início da semana, o Iraque chamou o seu embaixador em Damasco e a Síria ripostou algumas horas depois, chamando o seu representante em Bagdad.

(Fonte: Lusa)

Sem comentários: