26 agosto 2009

Istambul exala vida por todos os poros

A conta certa estará algures entre os 12 e os 15 milhões de habitantes. Corporizam uma espécie de caos organizado. Misturarmo-nos entre a população de Istambul é uma aventura que pode parecer delicada, mas que termina em passeio. Já se chamou Bizâncio e Constantinopla. Foi capital de Impérios.
A maior cidade da Turquia é grande em muita coisa. É uma metrópole que entope, literalmente, nas horas de ponta. E o trânsito sofre com isso. Mas há o metro e muito caminho pedestre para palmilhar. As escolhas para visitas são infinitas. Jardins, palácios, mesquitas e igrejas fazem as delícias dos turistas. Mesmo à noite, onde a Praça Taksim é ponto de referência e de partida para outros programas.
Durante o dia, Istambul é banhada pela luz e pelo azul do Estreito de Bósforo, um canal com o seu quê de magia, que separa fisicamente a Europa da Ásia. Fazer a travessia é tempo bem gasto, se for feita de barco. A mais populosa cidade turca também é um importante centro financeiro e um óptimo mercado para as afamadas cadeias de hotéis. O moderno casa bem com o antigo e penetrar no interior das zonas históricas é encarnar essa experiência.
A população é maioritariamente muçulmana e as orações difundidas pelos altifalantes revestem Istambul com um manto especial, difícil de traduzir por palavras. Há um frenesim exterior que não se apaga, apenas se transforma, quando entramos no maior mercado coberto do mundo. Dá pelo nome de Grande Bazar e tem quatro mil lojas! Beber um chá, ser aliciado para comprar uma jóia ou deixar guiar o olfacto pelas especiarias, é o que espera qualquer cliente. Sempre com o atractivo de poder regatear os preços.
Istambul é um destino multifacetado, a exalar vida por todos os poros. O estatuto de Capital Europeia da Cultura, em 2010, é, apenas, mais um bom cartão de visita.

Sem comentários: