20 agosto 2009

Esperança de paz

(Getty Images)

Após um encontro do Governo turco com o líder do partido pró-curdo (DTP), o dirigente histórico, Abdullah Öcalan, anunciou da prisão, onde está encerrado desde 1999, uma proposta para "uma paz duradoura".
Parecendo querer abrir uma nova etapa com vista à resolução da questão curda, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan recebeu, no dia 5, o líder do DTP (Partido para um Sociedade Democrática), Ahmet Türk, que, no final, se manifestou "cheio de esperança".
Nas vésperas do 25.º aniversário da luta armada, que teve início em 15 de Agosto de 1984, o líder do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), Abdullah Öcalan, fez questão de incentivar a vontade de diálogo manifestada por Ancara anunciando, por sua vez, uma proposta de "roteiro" para "uma paz duradoura". No entanto, à reivindicação central do PKK de reconhecimento dos direitos culturais e uma autonomia política para a minoria curda, Erdoğan respondeu vagamente, admitindo a "possibilidade de uma melhor compreensão a médio e longo prazo" (Le Monde, 13.08). Em entrevista ao mesmo diário francês (15.08), o chefe da estrutura militar do PKK, Murat Karayilan, notou que "só há duas vias possíveis para resolver o problema: o esmagamento dos Curdos, método utilizado sem resultado; ou a abertura do diálogo, o que o Estado turco está a fazer. É preciso uma discussão real entre as duas partes, ora neste momento, o Governo turco procura resolver a questão sozinho. Pensamos que se trata de uma manobra para enganar a comunidade internacional. Eles querem diminuir o impacto do roteiro do nosso presidente." No entanto, Karayilan observou que o Estado turco tem urgência em estabilizar a situação no país devido, por um lado, à eventual saída das tropas americanas do Iraque e, por outro, ao facto de a Turquia se ter tornado um corredor energético de primeira importância. "O Ocidente tem necessidade de estabilidade na região". Sobre os objectivos que o PKK coloca no momento presente, Karayilan esclareceu que "já não somos separatistas há dez anos. A solução existe dentro das fronteiras actuais, mas apenas se a Turquia adoptar os padrões democráticos europeus. As duas partes devem depor armas. Ora, por enquanto, o Estado prossegue as negociações secretas com os Estados Unidos, Iraque e Irão para atacar o nosso movimento. Tudo o que queremos é sinceridade. Se a Turquia tentar utilizar os seus velhos métodos, enfrentá-la-emos militar e socialmente".

Frutos da resistência
A propósito da força militar do PKK, Murat Karayilan recordou que, "após a prisão de Öcalan, em 1999, os países ocidentais pensaram que o PKK desapareceria em seis meses. Durante dez anos as grandes potências tentaram aniquilar-nos. Sem o apoio de nenhum Estado, conseguimos resistir. Temos entre sete e oito mil homens, metade na parte iraquiana do Curdistão e metade na parte turca. Podemos facilmente aumentar este número em caso de necessidade". Para Karayilan o balanço é claro: "Foi graças à nossa luta que os Curdos redescobriram a sua identidade. Esta resistência fez evoluir o Estado turco: hoje reconhece a existência da questão curda e é possível descortinar uma solução." Considerando que a guerra com o PKK "tem sido um bom argumento" utilizado pela Alemanha e a França para recusar a adesão da Turquia à União Europeia, Karayilan constata que, "uma vez resolvido o problema, será mais fácil entrar na UE. Por esta razão nós apoiamos a adesão da Turquia". Contudo, o dirigente curdo não alimenta ilusões acerca das potências europeias: "A Alemanha e a França (…) não apoiam de forma suficientemente activa uma solução do conflito". Pelo contrário, assinalou Karayilan, "desde a eleição de Nicolas Sarkozy que a posição da França mudou. Há 26 dirigentes políticos curdos presos em França por “actividades terroristas”. Ao atacar as organizações curdas, num momento em que declarámos um cessar-fogo, Paris enviou uma mensagem de apoio aos que desejam que a guerra continue".

(Fonte: Avante)

Sem comentários: