15 agosto 2009

Erdoğan promete reformas para as minorias religiosas da Turquia

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, prometeu hoje, durante raro encontro com líderes das minorias religiosas do país, realizar reformas democráticas que enfatizem os direitos das mesmas, um importante ponto para a entrada do país na União Europeia.
O patriarca ortodoxo ecuménico Bartolomeu e líderes das pequenas comunidades do país -arménia, judaica, ortodoxa siríaca e católica siríaca- almoçaram com Erdoğan e ministros na ilha de Büyükada, perto de Istambul, disse à Reuters uma autoridade do patriarcado que pediu para não ser identificada.
O almoço coincidiu com medidas reformistas do Governo para amenizar tensões de décadas com os 12 milhões de curdos do país.
Erdoğan, um devoto muçulmano cujo governo é visto com suspeitas devido às suas raízes islâmicas, fez alusão, em seu discurso, a um amplo processo reformista.
"Agora é essencial para nós abraçar todos os 71,5 milhões do povo desta nação com respeito e amor", disse, repetindo a sua oposição ao nacionalismo étnico e dizendo que o seu Governo mantém equidistância com todos os credos.
"Há falhas na implementação? Sim. Vamos superá-las juntos nessa luta. Acredito que essa iniciativa democrática mudará muitas coisas neste país", afirmou, em comentários divulgados pela CNN Türk e confirmadas pela autoridade do Patriarcado.

(Fonte: Reuters)

Sem comentários: