24 junho 2009

Portugal e Turquia estão a finalizar acordo de cooperação no domínio militar

Portugal e a Turquia estão a finalizar um acordo de cooperação no domínio da educação militar e no plano económico e das indústrias de Defesa, revelou hoje à agência Lusa o ministro Nuno Severiano Teixeira.
Em declarações à Lusa, o ministro da Defesa Nacional, que se encontra numa visita oficial à Turquia, referiu que durante o encontro com o seu homólogo turco, Vecdi Gönül, as duas delegações “estiveram a trabalhar” no documento, que irá permitir o intercâmbio de estudantes das academias militares dos dois países e tem o objectivo de reforçar os laços económicos, nomeadamente através da ‘holding’ do Estado para o sector, a EMPORDEF.
“[No plano bilateral] Estamos a finalizar esse acordo e eu próprio convidei o ministro da Defesa turco para visitar Portugal no sentido de o fecharmos”, afirmou Severiano Teixeira, que adiantou que Portugal também se “disponibilizou para receber militares turcos” nos estabelecimentos de ensino militar, como o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) e as academias militares.
O governante disse que “no plano económico e das indústrias de Defesa”, a Direcção-Geral de Política de Defesa e a EMPORDEF estão a trabalhar com o governo turco nas áreas da “construção naval, aeronáutica e de comando e controlo”.
Severiano Teixeira referiu que no plano aeronáutico já existe um projecto que fará parte do acordo com o governo turco sobre “Unmanned Aerial Vehicles (UAV)”, aviões não tripulados e que são telecomandados.
“Existe um projecto que está a ser realizado entre a Academia da Força Aérea Portuguesa, a Universidade do Porto e a Universidade de Harvard para desenvolver ‘software’ para essas plataformas pré-programadas”, disse o responsável pela pasta da Defesa, salientando que estes aviões podem actuar “no plano civil, para a vigilância de fronteiras, na prevenção de fogos e também para “no plano militar, no reconhecimento de territórios”.
O ministro da Defesa não especificou mais pormenores sobre o acordo que deverá ser assinado com a Turquia, mas ressalvou que “a decisão política” está tomada e que “há via aberta para esta cooperação”, que será trabalhada por uma “comissão técnica” composta por Turcos e Portugueses.
Sobre o encontro com o vice-primeiro-ministro turco, Cemil Çiçek, o ministro português declarou que foi possível “concertar posições”, visto que ambos os países “partilham da visão sobre a evolução da NATO ao nível das estruturas de comando e do novo conceito estratégico”.
“Reiterei também o apoio de Portugal à entrada da Turquia na União Europeia (UE) e sublinhei o contributo que a Turquia pode ter na Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD), pela sua localização geográfica, a sua dimensão e a sua capacidade militar”, acrescentou Nuno Severiano Teixeira.
Durante a manhã de hoje, o governante visitou também o Parlamento turco e a sua comissão parlamentar de Defesa.
Na quinta-feira o ministro da Defesa participa numa conferência em Istambul sobre segurança internacional.

(Fonte: Lusa/Correio do Minho)

Sem comentários: