15 maio 2009

Todos os gasodutos vão dar à Turquia

Todos os gasodutos vão dar à Turquia(Foto: Presidência)

A menos de 24 horas de terminar a sua visita oficial à Turquia , o Presidente da República antecipou o balanço final, numa conferência de imprensa realizada, na tarde de quinta-feira, em Istambul.
O Expresso quis saber se Cavaco Silva tinha recebido garantias das autoridades turcas em como o Projecto Nabuco não será usado como arma política se o processo negocial com a União Europeia não evoluir favoravelmente para os Turcos.
"Encontrei aqui um espírito muito mais positivo do que aquele que eu trazia. Não posso dizer que me foi dada uma segurança muito forte de que se avançará rapidamente numa decisão que permita a construção desse gasoduto", disse o Presidente. "Mas isto é a demonstração de que a Turquia tem uma mais valia que a Europa não pode ignorar".
O Nabuco é um "pipeline" que visa o transporte de gás natural desde o Cáucaso até à Europa Central. O projecto, ainda em fase de negociação, visa acabar com a dependência da Europa em relação ao gás natural proveniente da Rússia. "Parece que tudo converge para um gasoduto central, aqui na Turquia", disse o Presidente.
No encontro com os jornalistas portugueses, o Presidente fez um balanço da sua deslocação à Turquia. "Esta visita excedeu claramente as minhas expectativas. Fomos recebidos verdadeiramente como amigos". Para Cavaco Silva, houve gestos por parte das autoridades turcas "que Portugal deve saber capitalizar".
Em primeiro lugar, o Presidente destacou o convite que lhe foi feito para discursar na Grande Assembleia Nacional - uma honraria que nos últimos 20 anos só foi concedida a quatro chefes de Estado.
Em segundo, a condecoração com que foi agraciado - Devlet Nişanı - e que é a mais alta do Estado turco. E, por último, o facto do Presidente da Turquia, Abdullah Gül , ter viajado propositadamente desde Ancara até Istambul para estar presente na inauguração de uma exposição de pintura portuguesa.
No seu último dia de visita, o Presidente da República desloca-se à Capadócia. A chegada a Lisboa está prevista para cerca das 18 horas de sexta-feira.

(Fonte: Expresso)

Sem comentários: