28 maio 2009

Protestos contra os crimes de ódio na Turquia

Transexuais e homossexuais turcos denunciam que nos últimos três anos foram assassinadas 30 pessoas LGBT impunemente. Os 30 mortos referem-se aos documentos oficiais, mas sabe-se que o número real é muito maior. Não somente assassínios mas ataques a transexuais e homossexuais estão no auge nestes últimos anos, segundo informações de elementos da revista Kaos GL.
Foram feitos protestos pacíficos em Istambul, na praça Taksim, e em Ancara, para atrair a atenção pública ao clima existente de fustigamento e ao aumento das agressões.
Na passada sexta-feira, mais uma transexual foi mortalmente esfaqueada. No ano passado, cinco gays desapareceram e foram posteriormente encontrados esfaqueados num poço. Os autores alegaram que cometeram os assassínios somente pela orientação sexual das vítimas. Representantes LGBT denunciam que muitos destes casos não são solucionados e nos que o são, os culpados argumentam simplesmente que foram "provocados", argumento geralmente aceite pelos juízes."Este é o resultado do discurso do ódio", afirmou Ali da revista Kaos GL, acrescentando que "a forma como os nossos amigos são assassinados e agredidos demonstra como os assassinos e agressores, mesmo a sociedade em geral, está cheia de ódio. Estamos decididos a lutar contra esse ódio com todos os meios que temos".

(Fonte: Portugal Gay)

Sem comentários: