19 maio 2009

Istambul pronta para a "grande final"

O secretário-geral da Federação Turca de Futebol, Metin Kazancıoğlu, prevê uma "grande final", numa altura em que FC Shakhtar Donetsk e Werder Bremen se preparam para o encontro decisivo da Taça UEFA, na quarta-feira, em Istambul, na Turquia.

"Prazer"
Trata-se da última final nos 38 anos da competição, antes do início da UEFA Europa League na próxima temporada e Kazancıoğlu acredita que o bem conhecido ambiente do Estádio Şükrü Saraçoğlu irá assegurar um encerramento em grande estilo. "É um prazer para nós que o derradeiro encontro da Taça UEFA se realize na Turquia, no Estádio Şükrü Saraçoğlu, do Fenerbahçe, pois será relembrada por isso mesmo", disse Kazancıoğlu ao uefa.com. "Todos se lembrarão que a última final da Taça UEFA se realizou em Istambul e isso é positivo".

"Grande ambiente"
"Existe um grande ambiente no Şükrü Saraçoğlu. Os adeptos do Fenerbahçe apoiam a sua equipa até ao apito final nos seus jogos e creio que a final será jogada num ambiente semelhante aos dos jogos da Liga turca. Os bilhetes destinados ao mercado turco estão esgotados, pelo que os Turcos que irão ao jogo, juntamente com os adeptos dos dois finalistas, vão experienciar uma grande final. Somos um país de futebol. Todos adormecem e acordam a pensar em futebol. Os Turcos adoram-no e vão apoiar a melhor equipa, à espera que vença".

Progresso
Trata-se da segunda final realizada em Istambul no espaço de cinco épocas e segue-se ao emocionante triunfo do Liverpool FC sobre o AC Milan no encontro decisivo da UEFA Champions League de 2005/06, realizado no Estádio Atatürk Olimpiyat. A Turquia também acolheu, em Antalya, o Campeonato da Europa de Sub-17 e receber a final da Taça UEFA é mais um sinal do progresso que o futebol do país tem conhecido nos últimos anos.

"Ganhar embalagem"
"O futebol turco ganhou embalagem, particularmente desde a década de 1990", indicou Kazancıoğlu. "Os estatutos da Federação Turca de Futebol, juntamente com o aumento dos recursos financeiros, levaram à melhoria dos estádios. Como os recintos se tornaram mais satisfatórios, houve um maior número de pessoas a assistir aos jogos. Todos os investimentos feitos pelos clubes contribuíram para a melhoria do futebol".

"Ambição"
Isto, por seu turno, levou a uma significativa melhoria da selecção, que chegou às meias-finais do UEFA EURO 2008™. "A nossa primeira participação no Campeonato da Europa foi em 1996. Depois, em 2000, chegámos aos quartos-de-final. Seguiu-se o terceiro lugar no Mundial de 2002 e o sucesso na Taça das Confederações mostrou que estamos no caminho certo. Isso foi ainda mais evidente no Euro 2008. Fomos empolgantes, lutámos até ao final e marcámos alguns dos nossos golos nos últimos minutos e, mesmo, últimos segundos. Isto foi um indicador da nossa ambição. Estávamos empenhados e, como resultado disso, tivemos sucesso. Acredito fortemente que continuaremos assim".

"Festival de futebol"
Primeiro, no entanto, todos os olhos estarão colocados no Estádio Şükrü Saraçoğlu e Kazancıoğlu está orgulhoso em receber o mundo do futebol em Istambul. "Gostaria de dar as boas-vindas aos adeptos dos dois países que se apuraram. Istambul é uma cidade muito bonita, com importantes atracções históricas e culturais. Esta final será mesmo um festival de futebol".

(Fonte: Uefa.com)

Sem comentários: