05 maio 2009

Ataque armado a casamento em aldeia curda do sudeste da Turquia causa 44 mortos

Ataque armado a casamento em aldeia curda do sudeste da Turquia causa 44 mortos (Foto: AFP)
Quarenta e quatro mortos é o balanço final de um violento ataque a uma festa de casamento, ocorrido ontem à noite, em Bilge, uma aldeia remota do sudeste da Turquia, na província de Mardin, junto à fronteira com a Síria. Entre os mortos estão os noivos, bem como seis crianças e 16 mulheres, e o imã, que oficiava a cerimónia.
O massacre ocorreu quando seis homens armados e encapuzados irromperam no salão onde se estava a festejar o casamento, e dispararam sobre os convidados, que na altura rezavam. No local estavam cerca de 200 convivas.
Apesar do ataque ter ocorrido na área onde o PKK, movimento separatista curdo, trava uma guerra sem quartel com o exército turco, todos os indícios apontam para que este massacre tenha sido devido a um mero ajuste de contas, sem qualquer motivação política. A maior parte das vítimas eram Curdas, e algumas pertenciam aos "guardas das aldeias", uma milícia promovida e armada pelo exército turco para ajudar a combater o PKK.

Clãs e tribos
No Sudeste da Turquia, onde a maioria da população é Curda, a sociedade ainda está organizada segundo padrões tradicionais, quase feudais, com o território dividido por clãs, liderados por um aga, que defendem ferozmente a sua tribo. Nesta região rural são frequentes crimes de sangue para repor a honra, reclamar direitos ou vingar alguma afronta, mas é raro sucederem ataques tão violentos e indiscriminados como o de ontem à noite.

A noiva era filha do antigo muhtar, ou chefe da aldeia, um posto administrativo eleito democraticamente, semelhante ao de presidente de Junta de Freguesia, mas nessa região geralmente ocupado por um chefe tribal local. Segundo declarações de habitantes da aldeia aos média turcos, uma rivalidade dividia algumas famílias locais, e uma delas estava contra o casamento, o que terá originado o ajuste de contas.

Testemunhas e feridos deram conta, ontem à noite, no hospital de Mardin, de uma "carnificina indescritível", um "banho de sangue". Duas crianças contaram a repórteres como escaparam da morte ao esconder-se debaixo de parentes que tinham sido atingidos.

As autoridades turcas cercaram logo a aldeia, e cortaram todas as estradas na região, impedindo o acesso de jornalistas ao local. O ministro do Interior turco anunciou esta manhã que "oito suspeitos foram já detidos. Tudo indica que o ataque tenha sido causado por uma rivalidade local, e nada faz suspeitar de um ataque terrorista".

Vários ministros turcos, entre os quais Atalay, e os ministros da Justiça, Sadullah Ergin, e da Agricultura Mehdi Eker, visitarão a aldeia hoje, onde desde manhã cedo uma máquina escavadora começara a abrir campas no cemitério local para enterrar as varias dezenas de cadáveres.

(Fonte: Expresso)




Nota: o balanço final de vítimas mortais neste massacre foi de 44 mortos e não 46 conforme noticiou a RTP.

2 comentários:

Helton Eduardo Ritter disse...

justiça com as próporias mãos... nem parece que estamos em 2009. Complicada a situação por lá, imagina se algo assim acontecia no Brasil....

Sardinhola disse...

Ironia a de ter sido num sítio chamado Bilge... Que descansem em paz.