12 maio 2009

Adesão da Turquia à União Europeia debatida na Turquia com Cavaco Silva

Adesão da Turquia à União Europeia debatida na Turquia com Cavaco Silva (Foto: Lusa)
O Presidente da República iniciou hoje uma visita oficial à Turquia. Cavaco Silva encontrou-se com o homólogo turco e afirmou que o país "tem activos fortes para convencer as opiniões públicas europeias". Perante os obstáculos colocados pela França e Alemanha em relação à adesão da Turquia à UE, o presidente Abdullah Gül afirmou: "Os políticos passam".
Este Domingo, a chanceler alemã Ângela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy uniram posições ao afirmar que "uma Europa sem fronteiras seria uma Europa sem valores".
Merkel avançou com a possibilidade de uma associação privilegiada com a Turquia em alternativa a uma adesão plena do país à União Europeia.
A resposta do Presidente turco aconteceu hoje na conferência de imprensa após o encontro com Cavaco Silva. Abdullah Gül garantiu que a Turquia vai continuar as reformas. "Todos sabem que dependemos só da decisão jurídica da comissão e do conselho. Os políticos chegam, passam, falam, às vezes por falta de visão dizem coisas diferentes, não vamos depender disso", disse Abdullah Gül.

Cavaco Silva recorda obstáculos que Portugal teve de vencer

O Presidente da República afirmou que, apesar da posição francesa e alemã, nos últimos dias "surgiram notícias muito positivas" para a Turquia. "O país que vai assumir a próxima presidência da União Europeia, a Suécia, produziu uma declaração de apoio inequívoco à adesão plena da Turquia à União Europeia", disse Cavaco. Outro sinal positivo, acrescentou, chegou do Senado checo que aprovou recentemente o Tratado de Lisboa. "Todos nós sabemos que o Tratado de Lisboa cria condições mais favoráveis ao alargamento da EU", disse.

Agenda presidencial na Turquia

Cavaco Silva chegou segunda-feira a Ancara e logo ao final do dia encontrou-se com o primeiro-ministro Recep Erdoğan.
O programa oficial teve início apenas esta terça-feira com uma cerimónia no Mausoléu de Atatürk, fundador da Turquia moderna e primeiro chefe de Estado da Turquia.
Após a reunião com o presidente turco, Cavaco Silva profere à tarde um discurso em Português na Grande Assembleia Nacional. O dia termina com uma audiência com o líder do maior partido da Oposição (CHP ou Partido Republicano do Povo) e com um banquete oferecido pelo Presidente da República da Turquia.

Dezenas de empresários acompanham Cavaco Silva na Turquia

Para além das questões políticas, a visita do Presidente à Turquia reveste-se também de um forte carácter empresarial. Cavaco Silva leva na sua comitiva 30 empresários. Juntos pretendem aprofundar as relações económicas entre os dois países. "A Turquia está em grande desenvolvimento, está a sofrer agora com a crise mas é uma grande economia, é um grande país e não podíamos ficar indiferentes ao mercado turco", disse o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta.
"Há todo um conjunto de possibilidades que esta visita do Presidente da República vai potenciar quando decide acompanhar-se de um conjunto de empresários com a qualidade que estes têm", acrescentou Basílio Horta.

(Fonte: RTP)

Sem comentários: