01 abril 2009

Turquia despede-se de líder ultranacionalista


A Turquia prestou ontem a última homenagem ao líder do partido ultranacionalista BBP (Partido da Grande Unidade) Muhsin Yazıcıoğlu, morto na queda de um helicóptero juntamente com mais cinco pessoas.
Uma vasta multidão, incluindo o presidente Abdullah Gül, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan, os líderes dos partidos da oposição e outros políticos, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e outros elementos do Exército, burocratas e civis, juntaram-se ontem em Ancara para se despedirem do líder ultranacionalista.
Muhsin Yazıcıoğlu perdeu a vida a bordo de um helicóptero que se despenhou na província de Kahramanmaraş, no leste da Turquia, na passada quarta-feira matando os seis ocupantes. Os destroços do helicóptero foram encontrados dois dias depois do acidente por habitantes das aldeias próximas.
A cerimónia começou no Parlamento, onde Yazıcıoğlu era deputado. Marcaram presença o presidente Gül, o primeiro-ministro Erdoğan, o presidente do Parlamento Köksal Toptan, o líder do Partido do Movimento Nacionalista (MHP) Devlet Bahçeli, o líder do Partido Republicano do Povo (CHP) Deniz Baykal, o líder do Partido da Felicidade (SP) Numan Kurtulmuş, o presidente do Tribunal Constitucional Haşim Kılıç, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas İlker Başbuğ, membros do Governo, governadores e presidentes de câmara. Depois, o corpo de Yazıcıoğlu foi levado para a sede do BBP em Ancara, onde era aguardado por milhares de apoiantes do partido. Seguiu depois para a maior mesquita da cidade, a Mesquita de Kocatepe, onde um mar de gente aguardava. Centenas de pessoas deslocaram-se a Ancara das cidades vizinhas para prestarem tributo a Yazıcıoğlu, numa cerimónia religiosa com participação política e militar ao mais alto nível e dirigida pelo presidente do Directorado dos Assuntos Religiosos Ali Bardakoğlu. "O nosso irmão Muhsin era um patriota," disse Bardakoğlu. Os apoiantes do BBP entoaram palavras de ordem: "Feliz é aquele que pode dizer que é Turco" e "Mártires nunca morrem, o país nunca será dividido".

Sem comentários: