03 abril 2009

Primeiro-ministro turco rejeita candidatura de primeiro-ministro dinamarquês à liderança da NATO

O primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, oficializou quinta-feira em Bruxelas a candidatura a secretário-geral da NATO, noticiou hoje o diário dinamarquês Politiken.
A Turquia já reagiu a este anúncio, com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan a afirmar, em Londres, que se "opõe pessoalmente" à candidatura de Rasmussen.
"Oponho-me pessoalmente (...) Duvido das suas capacidades para contribuir para a paz mundial", disse Erdoğan.
"Num encontro extraordinário dos embaixadores na NATO, o primeiro-ministro Anders Fogh Rasmussen oficializou a candidatura ao cargo de secretário-geral" da Aliança Atlântica, noticiou o Politiken, citando fontes diplomáticas em Bruxelas.
"Isso não significa que haja uma decisão, mas (Rasmussen) está incontestavelmente na corrida", acrescenta o jornal.
Uma candidatura de Rasmussen era dada como certa há já algumas semanas uma vez que, segundo diferentes fontes diplomáticas em Bruxelas, o primeiro-ministro dinamarquês conta com o apoio de alguns dos principais países membros, entre os quais os Estados Unidos.
As mesmas fontes admitiam no entanto a possibilidade de a Turquia vetar uma tal escolha, devido à oposição do primeiro-ministro dinamarquês à adesão da Turquia à União Europeia, à posição de defesa da liberdade de expressão que assumiu durante a crise das caricaturas do profeta Maomé e a ter recusado proibir uma televisão curda de emitir a partir da Dinamarca.
O actual secretário-geral da NATO, o Holandês Jaap de Hoop Scheffer, cessa funções a 31 de Julho. A escolha do sucessor exige unanimidade dos 28 países-membros da Aliança Atlântica.

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: