29 abril 2009

Cavaco Silva visita a Turquia

Aníbal Cavaco Silva desloca-se em visita oficial à Turquia nos dias 12 a 15 de Maio, acompanhado por uma comitiva de líderes de mais de 30 empresas, entre as quais se destacam a Cimpor, Brisa e BCP.
Construção, energia, vinho do Porto e novas tecnologias são os sectores mais presentes na deslocação do Presidente da República e Maria Cavaco Silva à Turquia, na sequência de um convite feito pelo presidente turco Abdullah Gül daquele País.
A visita de Estado do presidente português inicia-se dia 12 de Maio em Ancara, seguindo no dia seguinte para Istambul e terminando a sua deslocação na Capadócia, de onde regressará a Lisboa.
As relações políticas entre Portugal a Turquia são “excelentes” na avaliação da Presidência, mas tal não se reflecte no relacionamento económico. A Turquia é o 22º cliente português e o 25º fornecedor, estando entre os 20 maiores destinos de investimento português no estrangeiro, segundo dados fornecidos por fonte da Presidência. O mais importante investimento de Portugal na Turquia pertence à Cimpor que, com um investimento de 720 milhões de euros, constitui o mais importante projecto industrial externo naquele país. Os gestores e empresários que se deslocam com o Presidente à Turquia lideram negócios considerados como “os mais promissores para o desenvolvimento das relações económicas entre os dois países”.
Lista das empresas que vão com o Presidente à Turquia: Amorim Turismo, Bastos Viegas; Bial; Brisa; Cimpor; Compta; Crioestaminal; Critical Software; Edifer; EDP Renováveis; Grupo Pestana; Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto; LN Moldes; Martifer; Millennium BCP; Mota Ceramic; Mota Engil; Parque Expo; Park Yonetim; PT Inovação; Real Life Tecnologies; Simoldes; Softlimits; Sonae Sierra; Tecmolde; Tecnidata; Tecnilab; TIM e Visabeira.

(Fonte: Jornal de Negócios)

Sem comentários: