04 março 2009

Turquia concede 500 mil dólares à União Africana

O embaixador turco na Etiópia, Ali Riza Colak, entregou na passada terça-feira, em Addis Abeba, ao presidente da Comissão da União africana (UA), Jean Ping, 500 mil dólares norte-americanos destinados a reforçar o seu orçamento referente ao ano de 2009.
Fontes diplomáticas na capital etiope informaram que essa contribuição foi concedida no quadro da supervisão da Cimeira sobre a parceria África-Turquia, organizada no ano passado em Istambul. Segundo as mesmas fontes, esse gesto tem por objectivo reforçar as relações entre África, através da sua organização continental (UA), e a Turquia.
Ao proceder à entrega desse montante, o embaixador turco declarou que "através dessa parceria, o Governo turco entende as relações entre a Turquia e a África como uma das prioridades da política externa turca ".
Durante a última Cimeira da UA, em Addis Abeba, o seu Conselho Executivo aprovou um orçamento de 164,2 milhões de dólares para 2009. Esse orçamento, que aumentou 17,3 por cento em relação ao ano transacto, deverá ser financiado pelos Estados membros e pela assistência de parceiros ao desenvolvimento, como a Turquia. No quadro desse orçamento, o Parlamento pana-fricano, um órgão da Comissão da União africana, vai receber 13,4 milhões de dólares, a Comissão africana dos Direitos Humanos e dos povos, 3,6 milhões de dólares e o Tribunal Africano dos Direitos do Homeme dos Povos, 7,6 milhões de dólares.

(Fonte: Angola Press)

Sem comentários: