07 março 2009

Hillary Clinton anuncia visita "próxima" de Obama à Turquia


A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou hoje em Ancara que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará uma visita à Turquia “dentro de mais ou menos um mês” no que deverá relançar o relacionamento destes dois países, tenso praticamente desde o início da guerra no Iraque.
“[Tenho] uma mensagem pessoal do Presidente Barack Obama”, afirmou a chefe da diplomacia norte-americana em conferência de imprensa partilhada com o seu homólogo turco, Ali Babacan, no final da sua própria – e breve – visita à Turquia, onde chegara na noite anterior. Foi, de resto, a derradeira etapa de Clinton num périplo de oito dias pelo Médio Oriente e Europa.
A “mensagem” fora-lhe transmitida quando estava no avião a caminho de Ancara, depois de deixar Bruxelas, indicou Clinton mais tarde, durante uma emissão de televisão do canal estatal turco. O calendário preciso da visita de Obama não foi ainda definido estando os dois países a trabalhar para esse efeito. “Mas anunciá-la-emos muito em breve”, prometeu.
O relacionamento entre os Estados Unidos e a Turquia – descrito por ambos os países como “estratégico” – viveu tempos conturbados durante a administração de George W. Bush, em particular depois do Parlamento turco ter recusado, em 2003, a abertura de uma frente norte de batalha a partir da Turquia para invadir o Iraque. Agora Ancara diz-se disponível a abrir o seu território como rota de saída das tropas norte-americanas naquele país.

(Fonte: Público)

Sem comentários: