27 março 2009

Helicóptero com líder de partido ultranacionalista turco a bordo despenhou-se

O helicóptero que transportava o líder de um pequeno partido ultranacionalista turco BBP (Partido da Grande Unidade), Muhsin Yazıcıoğlu, despenhou-se há dois dias na província de Kahramanmaraş, no sudeste do país.
O helicóptero transportava mais cinco pessoas, entre elas um correspondente da agência de notícias IHA, İsmail Güneş, que ligou para o número de emergência 112 a partir do seu telemóvel, logo após o acidente. As cadeias de televisão turcas têm transmitido a gravação da conversa telefónica que o jornalista manteve com o número de emergência até a chamada cair devido à falha da bateria do telemóvel. A conversa telefónica permitiu a obtenção de coordenadas de localização dos destroços do helicóptero. O jornalista revelou que estava muita neve, frio e nevoeiro no local e que tinha a perna partida. Disse também que havia corpos perto de si mas que não conseguia ver todos os ocupantes do helicóptero. Foi montada uma vasta operação de socorro por via terrestre e aérea mas as condições climátéricas que se fazem sentir na região do acidente, nomeadamente a persistente queda de neve e o nevoeiro, assim como o relevo acidentado do terreno, terão dificultado muito as operações de socorro. Só durante a tarde de hoje que é foram encontrados os destroços do helicóptero. No início foi revelada a descoberta de apenas cinco corpos, mantendo-se a dúvida sobre a morte do líder do BBP. Há cerca de uma hora foi revelada a descoberta dos seis corpos.
Yazıcıoğlu tinha participado num comício em Kahramanmaraş, uma vez que as eleições locais estão marcadas para o próximo Domingo.
Entretanto, a polémica em redor das operações de resgate está instalada. Habitantes da aldeia próxima do local do acidente dizem que ouviram a queda do helicóptero, que informaram as autoridades e que não foram ouvidos. Consta que as equipas de resgate concentraram as buscas no local errado e que as vítimas terão sido encontradas por habitantes da aldeia mais próxima, mas esta versão não foi ainda confirmada. Aguarda-se a todo o momento uma explicação oficial por parte do Governo.

Sem comentários: