09 março 2009

Foram detidos cinco suspeitos de planearem ataque contra Erdoğan

A polícia turca prendeu cinco pessoas suspeitas de estarem a preparar um atentado contra o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan, noticiaram hoje diferentes jornais do país.
Os suspeitos foram todos detidos em Adana, no Sul da Turquia, antes de uma visita que Erdoğan fez à cidade no Sábado. O governador da região, Ilhan Atis, confirmou à agência de notícias Anatólia a detenção de cinco suspeitos sem avançar mais detalhes. Espera-se para mais tarde um comunicado de imprensa. Sabe-se que a polícia interpelou estes suspeitos depois de ter interceptado uma conversa telefónica em que um deles, uma mulher, perguntava se “deveríamos assassinar Erdoğan”, explica o jornal "Haber Türk”. A polícia pensa que esta mulher pode estar ligada a um grupo clandestino de extrema-esquerda, avança o mesmo jornal. O diário "Milliyet” noticia que esta suspeita tem familiares nas forças de segurança.
Erdoğan, líder do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) foi a Adana no fim-de-semana para uma acção de campanha, uma vez que se realizam eleições municipais na Turquia a 29 de Março.

(Fonte: Público)

Sem comentários: