31 março 2009

Encontrado corpo de jornalista que seguia a bordo do helicóptero que se despenhou


Equipas de salvamento encontraram ontem o corpo do jornalista da agência de notícias İHA, Ismail Güneş. O jornalista estava desaparecido desde a passada quarta-feira, quando o helicóptero em que seguia com o líder do partido ultranacionalista BBP (Partido da Grande Unidade), Muhsin Yazıcıoğlu, e mais quatro pessoas se despenhou contra uma montanha quando se dirigiam para um comício no leste do país.
O acidente ocorreu no sudeste da Turquia, na província de Kahramanmaraş. O corpo do jornalista foi encontrado alojado entre pedras e coberto de neve, a cerca de 500 metros do local do acidente. Os destroços do helicóptero tinham sido encontrados dois dias depois do acidente por habitantes da aldeia mais próxima, entre Sisne e Elmadağ. Os corpos dos outros cinco ocupantes do helicóptero foram retirados dos destroços no Domingo. Faltava encontrar o corpo do jornalista que tinha feito uma chamada para o número de emergência 112 logo após o acidente. Güneş refiriu nessa conversa telefónica, constantemente vinculada pelas televisões turcas, que tinha uma perna partida e que tinha muito frio, uma vez que estava a nevar bastante. "Ainda não nos conseguem encontrar? Eu não posso andar porque a minha perna está partida... Estamos prestes a congelar. Acho que os outros já morreram," disse. Güneş informou também que a bateria do seu telemóvel estava prestes a terminar, o que acabou por acontecer.
Ontem decorreu uma cerimónia no edifíco do BBP em Sivas, a terra-natal de três das vítimas, Erhan Üstündağ, Yüksel Yancı e Murat Çetinkaya - todos membros do BBP. As ruas encheram-se de cartazes que diziam: "Descansem em paz. Não vos esqueceremos." Üstündağ, Yancı e Çetinkaya foram a enterrar no cemitério de Yukarıtekke depois de uma cerimónia na Mesquita Meydan.
O piloto do helicóptero, Mustafa Kaya İstektepe, foi a enterrar ontem em Istambul no cemitério Hoşdere. O Governador de Istambul, Muammer Güler, disse que este acidente chocou o país.
Neste momento estão a decorrer na Mesquita de Kocatepe, em Ancara, as cerimónias fúnebres do líder do BBP, Yazıcıoğlu. Esta cerimónia foi precedida de uma homenagem no Parlamento turco, uma vez que Yazıcıoğlu era também deputado no Parlamento.

A título de curiosidade, a única câmara municipal ganha pelo Partido da Unidade Nacional (BBP), um partido ultranacionalista de pouca expressão na cena política turca, nas eleições locais do passado Domingo, foi a da cidade de Sivas.

Sem comentários: