30 março 2009

Embaixador da Turquia recebido por Alberto João Jardim

Embaixador da Turquia recebido por Alberto João Jardim

O embaixador da Turquia em Portugal reuniu-se na passada sexta-feira com o presidente do Governo Regional, na Quinta Vigia, tendo à saída dito que um dos assuntos abordados no encontro foi a ambição da Turquia de entrar na União Europeia.
"O presidente disse que apoia a entrada da Turquia na UE", referiu satisfeito Ömer Kaya Türkmen, que considerou ter sido "muito importante" visitar a Madeira e ser recebido por Alberto João Jardim.
Questionado sobre se a Região Autónoma poderia servir de exemplo para alguma região turca, o diplomata respondeu afirmativamente, destacando ainda que a "grande experiência" do presidente do Governo Regional da Madeira "é útil para a Turquia também".
Em Portugal a comunidade turca conta apenas com cerca de 200 pessoas e na Madeira, segundo o embaixador Ömer Kaya Türkmen, reside apenas um cidadão turco.
Refira-se que a economia turca se baseia num misto de indústria e comércio modernos e num sector agrícola tradicional que, em 2005, ainda era responsável por 30% dos empregos.
A Turquia dispõe de um sector privado forte e em rápido crescimento, mas o Estado ainda desempenha uma papel preponderante nas áreas de indústria de base, bancos, transporte e comunicações.

(Fonte: Jornal da Madeira)

Sem comentários: