12 fevereiro 2009

Turquia preparada para aderir à UE até 2013

A Turquia estará preparada para aderir à União europeia até 2013, declarou hoje em Riga o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ali Babacan.
"Estamos plenamente determinados a entrar na União Europeia. Até 2013, a Turquia vai declarar-se pronta mas não sabemos se, por seu lado, a UE estará preparada", declarou o chefe da diplomacia turca à imprensa.
"Não estamos extremamente apressados", acrescentou, durante uma visita oficial à Letónia, país báltico membro da UE desde 2004. "Em dois ou três anos, a Turquia será diferente do que é agora", prosseguiu o ministro.
Ancara iniciou em Outubro de 2005 as negociações de adesão à UE, mas apenas dez dos 35 capítulos temáticos que conformam essas discussões foram abertos. Vários Estados membros, entre os quais a França, são hostis a uma plena adesão da Turquia.
Oito capítulos estão congelados desde Dezembro de 2006 devido à recusa turca de abrir portos e aeroportos aos navios e aviões da República de Chipre, que Ancara não reconhece e que é membro da UE.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: