01 fevereiro 2009

Abbas inicia em Paris viagem à UE e Turquia

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana inicia, amanhã, em Paris, uma viagem a quatro países da União Europeia (UE) e à Turquia, segundo anunciou, ontem, uma fonte palestiniana.
No âmbito desta viagem, Mahmud Abbas não se deslocará, como previsto inicialmente, à República Checa, país que preside à UE, e esta foi adiada para data ainda não definida porque o líder palestiniano decidiu deslocar-se ao Egipto, hoje, para debater os esforços do Cairo com vista à consolidação do cessar-fogo em Gaza depois da ofensiva israelita, referiu o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina.
Segundo a mesma fonte, Abbas partirá, amanhã, do Cairo para Paris, onde se encontrará com o Presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Na terça-feira, Abbas vai a Estrasburgo, onde deverá proferir um discurso no Parlamento Europeu.
Durante a estada nos países europeus, Abbas também irá ao Reino Unido (dia 5), à Polónia (7) e a Itália (9).
Além dos países da UE, Abbbas irá, no dia 6, à Turquia, cujo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, abandonou bruscamente, na quinta-feira, um debate sobre o conflito de Gaza depois de uma azeda troca de palavras com o Presidente israelita, Shimon Peres, no Fórum de Davos, na Suíça.
Segundo Abu Rudeina, Abbas vai debater durante esta viagem "meios para consolidar o cessar-fogo em Gaza e os esforços para a reconstrução".

(Fonte: Lusa)

Sem comentários: