22 janeiro 2009

Cerca de 20 pessoas foram presas hoje na Turquia por suspeita de pertencerem à Ergenekon, uma rede ultra-nacionalista que pretendia derrubar o Governo islamita moderado liderado por Recep Tayyip Erdoğan.
Entre os detidos encontra-se um jornalista, um líder sindical e o presidente de uma empresa de análise política, informaram os meios de comunicação turcos.
A operação desenvolveu-se em simultâneo em 13 províncias e um dos detidos mais conhecidos é o presidente do sindicato metalúrgico turco, Mustafa Özbek, que também é proprietário do canal de televisão Eurasia TV.
O canal de informação NTV assegurou que também foram detidos cerca de 20 polícias e membros do Exército envolvidos na conspiração golpista.
Estes polícias e membros do Exército terão estado às ordens de İbrahim Şahin, um ex-responsável de operações especiais da polícia, preso no princípio de Janeiro por suspeita de pertencer também à Ergenekon.
Anteriormente, os investigadores encontraram vários depósitos de armas e explosivos que presumivelmente estariam ligados à conspiração.
Até agora, foram detidas no total mais de 200 pessoas, das quais 86 já estão a ser julgadas.
O polémico julgamento dividiu a sociedade turca, porque parte considera-o um processo político contra a oposição, enquanto outra parte o qualifica como um avanço no processo de democratização porque revela as implicações criminais de parte da antiga cúpula militar na «guerra suja».
Segundo o Ministério Público turco, a Ergenekon, formada por chefes militares reformados, jornalistas, políticos e académicos, pretendia semear o caos com atentados terroristas para provocar um ambiente favorável a um golpe de Estado do Exército que depusesse o Governo.

(Fonte: Diário Digital / Lusa)

Sem comentários: