23 dezembro 2008

Turquia terá canal de televisão curdo a partir de 1 de Janeiro

A Turquia vai assinalar uma nova etapa de abertura à comunidade curda no dia 1 de Janeiro, altura em que será inaugurada a primeira estação de televisão em língua curda.
O canal TRT 6 terá emissões integralmente na língua em tempos proibida no país e foi assim baptizado por ser a sexta cadeia do serviço público de rádio e televisão turca (TRT). Contará com emissões em kurmanci, o dialecto curdo maioritário na Turquia.
O canal vai procurar "não impor a ideologia do Estado" e incluirá programas de informação de várias horas, avançou o director-geral da TRT, Ibrahim Sahin.
O primeiro contratempo do lançamento da cadeia aconteceu quando dois cantores curdos, Ciwan Haco e Sivan Perver, se negaram a integrar as emissões da TRT 6. Os registos destes artistas estão associados ao período das décadas de 1980 e 1990, quando a rebelião do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) lutava contra o poder de Ancara.
Na tentativa de aumentar as possibilidades de aderir à UE, a Turquia começou a ter emissões de programas de 30 minutos em Curdo, em 2004, através da TRT e de cadeias privadas.
Os meios curdos louvaram esta iniciativa, mas consideraram-na insuficiente, uma vez que o canal abordará apenas temáticas culturais.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: