19 dezembro 2008

Turquia abre mais dois capítulos das negociações de adesão à UE

A Turquia deu mais dois pequenos passos rumo à Europa. Abriu dois novos capítulos das negociações: um sobre a livre circulação de capitais e outro sobre a sociedade de informação e os média. Ascendem, assim, a 10, os capítulos abertos.
Ao todo, são 35, mas a Turquia está longe de lá chegar. A Comissão Europeia acusa Ancara de ter perdido dois anos, durante os quais as reformas praticamente não avançaram, sobretudo em termos de liberdades fundamentais e Estado de direito.
Para já, a Turquia não está pronta e a França recusa criar polémcias sobre a questão. “Recordo-vos que me limitei a indicar que, hoje, não estão reunidas as condições para a entrada da Turquia na União Europeia. É palavra por palavra aquilo que disse. Nem mais nem menos”, afirmou Bruno Le Maire, secretário de Estado para os Assuntos Europeus.
Polémica é a questão de Chipre – que Ancara recusa reconhecer e que continua a envenenar as relações entre a União Europeia e a Turquia. O chefe da diplomacia de Ancara, Ali Babacan, pede à Europa que pressione todas as partes para que se chegue a uma solução: “Acreditamos que alcançar um solução global final e abrangente devia ser um objectivo de todos. E há uma grande responsabilidade da União Europeia a este respeito.”
A União, por seu lado, continua a repetir que Ancara tem de abrir os seus portos e aeroportos aos navios e aviões cipriotas. Foi a recusa turca em abrir os portos e aeroportos que levou, em 2006, ao congelamento de oito capítulos das negociações.

(Fonte: Euronews)

Sem comentários: