18 dezembro 2008

Trinta supostos membros da Al Qaeda foram detidos na Turquia

A polícia turca prendeu nesta quarta-feira, durante uma ampla operação, 30 pessoas suspeitas de pertencer à rede Al-Qaeda, informou a agência de notícias Anatolia.
A polícia antiterrorista turca começou por prender 15 suspeitos em Istambul, e capturou em seguida outros 15 em duas províncias, destacou a agência, sem dar mais detalhes.
Vários documentos da Al-Qaeda e diversos equipamentos foram apreendidos pelos polícias durante a operação, segundo a mesma fonte.
A polícia turca conduz frequentemente operações contra militantes islâmicos considerados próximos da Al-Qaeda.
Onze supostos membros da rede de Osama bin Laden foram detidos em Agosto passado nas províncias de Bingol e Mus, no sudeste do país, sob a acusação de terem criado um grupo chamado Brigada Muçulmana da Vingança, com o objetivo de perpetrar atentados. Os suspeitos devem ser julgados este mês.
Uma célula turca da Al-Qaeda foi acusada de ter cometido, em Novembro de 2003, em Istambul, atentados contra duas sinagogas, o consulado britânico e o banco britânico HSBC, que deixaram 63 mortos e centenas de feridos.
Em Fevereiro de 2007, sete militantes da Al-Qaeda, entre os quais um Sírio considerado o cérebro e o patrocinador destes atentados, foram condenados à prisão perpétua.

(Fonte: AFP)

Sem comentários: