07 dezembro 2008

PKK decreta cessar-fogo de nove dias

Os rebeldes curdos do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), anunciaram neste Domingo um cessar-fogo de nove dias por ocasião da festa muçulmana de Eid al Adha, a Festa do Sacrifício, que marca o fim do Hajj, a peregrinação a Meca.
"Com este gesto queremos mostrar a nossa determinação pela paz e por encontrar uma solução política para o problema. Esperamos que a Turquia adopte medidas para abrir a porta para o diálogo ao invés da opção militar", declarou Ahmad Daniss, encarregado das Relações Externas do PKK.
Em Setembro passado, os rebeldes curdos da Turquia anunciaram um cessar-fogo por ocasião dos festejos que concluíam o Ramadão, o mês de jejum muçulmano.
O PKK, considerado uma organização terrorista pela Turquia, União Europeia (UE) e Estados Unidos, empreende desde 1984 uma luta armada pela autonomia do sudeste da Turquia, onde a população é maioritariamente curda. Os confrontos já causaram 44.000 mortos.

(Fonte: AFP)

1 comentário:

Helton Eduardo Ritter disse...

Eu realmente não entendo porque luta armada pela independência de um espaço ou grupo. Enquanto em todo o mundo a diversidade cultural presente no mesmo local é vista como boa e sempre contribui de modo criativo para o desenvolvimento local, no oriente em geral, querem separar-se dos outros, como se os outros não fossem dignos de conviver com eles....

Eu realmente não entendo.