05 novembro 2008

Erdoğan acredita que eleição de Obama não alterará as relações bilaterais entre os EUA e a Turquia

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, felicitou hoje Barack Obama pela vitória nas eleições presidenciais norte-americanas e assegurou que as relações entre a Turquia e os Estados Unidos não mudarão com a chegada de um novo Governo a Washington.
Em declarações à imprensa em Ancara, Erdoğan disse que os vínculos entre a Turquia e EUA "são determinados pelo interesse estratégico dos dois países" e que essa relação "deveria continuar assim". Afirmou igualmente que alguns assuntos abordados durante a campanha eleitoral devem ser esquecidos. Sem citar expressamente, Erdoğan referia-se assim ao apoio manifestado por Obama ao reconhecimento do alegado genocídio arménio, alegadamente cometido pelo Império Otomano entre 1915 e 1918. Erdoğan manifestou que "um resultado eleitoral como este indica que se chegou a um ponto de ruptura, num país onde a divisão entre negros e brancos foi vivida de forma extrema e onde se pagou um alto preço por essa discriminação". Assinalou ainda que a eleição de Obama como presidente mostra que o problema racial já não existe. Anunciou igualmente que viajará para os EUA a 15 de Novembro e que espera poder reunir-se com Obama.
Por seu lado, o presidente turco, Abdulah Gül, assegurou que seguiu "com grande interesse o processo de escolha de Obama". Em declarações à imprensa no Azerbaijão, onde realiza visita oficial, Gül mostrou "esperança no começo de um novo período no mundo que seja bom para a paz" do planeta.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: