14 outubro 2008

Polémica em torno da mulher nas novas liras turcas


As notas só começam a circular a partir de Janeiro, mas a polémica já está a marcar o quotidiano da Turquia. O rosto de uma mulher, sem lenço, irá aparecer nas novas notas de 50 liras turcas e, mal o anúncio foi feito pelo Banco Central, choveram críticas contra a instituição.
Curiosamente, as críticas não partiram dos radicais ou conservadores muçulmanos, mas dos laicos, que acusam o banco de ter cedido à pressão dos islamitas ao escolher Fatma Aliye - uma escritora desconhecida, segundo alguns - em vez de optar, por exemplo, por Halide Edip Adıvar, um ícone feminista e escritora que lutou ao lado de Kemal Atatürk, o pai da Turquia moderna. Fatma Aliye morreu em 1936 e terá sido a primeira romancista turca.
"Personalidade duvidosa" é como o deputado Mustafa ÖzyÜrek, do Partido Republicano do Povo (CHP, laico), classifica Aliye. Por seu turno, Hülya Gülbahar, do grupo Kader - que defende a participação das mulheres na política -, recorda que Fatma Aliye lutou pela educação da mulher, mas, para ela, a contribuição da mulher para a civilização deveria fazer-se através da maternidade e do seu papel tradicional na família. Uma posição algo distante da de Adıvar.
Um matemático, um compositor, um arquitecto e um místico sufista do século XIII fazem parte do grupo, escolhido pelo comité do banco, para figurar nas novas notas.

(Fonte: DN)

Sem comentários: