14 outubro 2008

Orhan Pamuk critica falta de liberdades na Turquia na abertura da Feira de Frankfurt

O Prémio Nobel da Literatura Orhan Pamuk criticou hoje as limitações à liberdade de expressão no seu país, a Turquia, na cerimónia inaugural da Feira do Livro de Frankfurt.
"A tendência do Estado turco para proibir livros e punir escritores mantém-se, lamentavelmente", disse Pamuk na abertura do maior certame mundial do género, que agrupa este ano 7400 expositores de cerca de 100 países, e no qual a Turquia é o convidado de honra.
O Presidente turco Abdullah Gül, que falou também na inauguração da Feira do Livro de Frankfurt, admitiu que a liberdade de opinião "ainda não foi totalmente alcançada" no seu país, mas garantiu que a Turquia "está no bom caminho" para o conseguir.
Pamuk lembrou que na Turqia o acesso ao Youtube e outras páginas nacionais e internacionais na internet "é vedado às pessoas, por razões políticas".
"Ninguém pense, no entanto, que os escritores e editores se deixam desencorajar por isso. Pelo contrário, nos últimos 15 anos, a paisagem editorial turca cresceu imenso", afirmou o escritor, de 56 anos.
O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, também orador na cerimónia inaugural da 60.ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, enalteceu os esforços de reformas na Turquia, mas lembrou também que "não é em vão que a liberdade de opinião é um dos critérios decisivos" para a adesão à União Europeia, aspiração mantida por Ancara.
"Garantir a liberdade de expressão exige mais do que promulgar algumas leis e aqui a Turquia ainda tem algum caminho à sua frente, mas queremos apoiá-la para o percorrer", disse o político social-democrata.
Em contraste com a chanceler democrata-cristã Angela Merkel, que recusa a entrada da Turquia na UE, e sugeriu que Bruxelas, em troca, tenha uma "parceria privilegiada" com o grande país, Steinmeier advoga a adesão integral da Turquia à UE, após a conclusão das negociações dos vários "dossiers".
A Feira do Livro de Frankfurt, que abre portas na quarta-feira e encerra no Domingo, tem este ano mais de 400 mil títulos expostos numa área de 172 mil metros quadrados, equivalente a cerca de 30 campos de futebol, será palco de 2700 actividades, aguarda a visita de perto de mil escritores e deverá ser visitada por quase 300 mil pessoas.
O director do certame, Juergen Boos, sublinhou na cerimónia inaugral que o sector livreiro enfrentou com sucesso a crise financeira, o que atribuiu ao facto de os livros "serem mais resistentes do que os ciclos económicos, o que significa também que não são um produto de luxo, mas sim uma necessidade".


(Fonte: Expresso)

Sem comentários: