25 outubro 2008

Acesso ao Blogger bloqueado na Turquia

Desde sexta-feira, 24 de Outubro, que um Tribunal turco do sudeste da Turquia bloqueou o acesso ao Blogger (Blogger.com e Blogspot.com propriedade da Google), a mais popular plataforma de hospedagem de blogues. Não foi dada ainda qualquer justificação para a acção. Os utilizadores da internet na Turquia vêem esta mensagem quando tentar visitar Blogger.com e todos os blogues hospedados em blogspot.com: “O acesso a este website foi suspenso de acordo com a decisão no. 2008/2761 do Primeiro Tribunal de Paz de Diyarbakır.”
Esta é a segunda vez que um serviço de hospedagem de blogues é bloqueado na Turquia. Em Agosto de 2007 outro Tribunal turco também vedou o acesso à plataforma wordpress.com.
Um cidadão turco foi o responsável pelo bloqueio do wordpress.com e também conseguiu que vários websites fossem banidos. Apresentou igualmente queixa contra a Google Groups, o que resultou no seu bloqueio.
O Youtube costuma ser bloqueado temporariamente, mas já se encontra bloqueado há vários meses ininterruptamente. O mesmo se passou com o Dailymotion. Ambas as situações estão alegadamente relacionadas com a exibição de vídeos que supostamente insultavam Kemal Atatürk, o fundador da Turquia. O acesso ao site Slide também esteve suspenso durante algum tempo por exibir fotografias e artigos considerados um insulto a Kemal Atatürk.

Mais detalhes aqui, aqui e aqui.

Sem comentários: