03 setembro 2008

Síria e Israel realizam na Turquia quinto encontro para acordo de paz

Representantes de Síria e Israel realizarão no próximo Domingo, na Turquia, o quinto encontro com a mediação de Ancara para tentarem chegar a um acordo de paz.
"A reunião acontecerá no início da próxima semana", afirmou à Agência Efe uma fonte oficial israelita que pediu para não ser identificada.
A próxima rodada de negociações será de "suma importância", já que tratará da demarcação da fronteira entre os dois países e determinará se um futuro acordo de paz se basearia na divisão internacional de 1923 ou na fixada em 1967, após a Guerra dos Seis Dias.
O jornal árabe editado em Londres "Al-Hayat" confirmou a informação e destaca que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, mostrou interesse em mediar as conversações entre Israel e Síria quando as negociações forem directas, o que terá sido aceite pelos dois países.
De acordo com outro jornal árabe com sede em Londres, "Asharq Alawsat", a França recebeu o sinal verde dos Estados Unidos e de Israel para actuar como mediador.
Israel e EUA aceitaram que a França co-patrocinasse tais conversas com Washington e que garantisse o cumprimento da parte do acordo relacionada com a segurança.
Síria e Israel, oficialmente em guerra, iniciaram em Abril conversações indiretas com a mediação da Turquia, segundo um acordo alcançado dois meses antes pelo primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdoğan.
Com estas negociações, Israel espera que a Síria se distancie do Irão e corte vínculos com o grupo Hisbolá e o movimento palestiniano Hamas, enquanto a principal reivindicação de Damasco é a devolução das Colinas do Golã.
O presidente sírio disse, na terça-feira, que as negociações indirectas com Israel haviam "aberto a possibilidade da paz", mas reconheceu que os dois países ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar esse objetivo.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: