14 agosto 2008

Turquia propõe nova Aliança Regional à Geórgia

O primeiro-ministro turco viajou para Tbilissi para discutir a crise com o presidente da Geórgia. Saakasahvili agradeceu a ajuda humanitária turca e pediu a ajuda da Turquia para a reconstrução de Gori e de outros pontos do país. Em discussão esteve ainda a criação de um acordo de segurança e cooperação.
Membro da NATO e aliada de Washington, a Turquia oferece agora à vizinha Geórgia uma garantia contra futuras incursões militares sob o escudo indirecto da Aliança Atlântica e dos amigos americanos.
Hoje mesmo, o parlamento da Geórgia aprovou por unanimidade a saída da Comunidade de Estados Independentes, organização das ex-repúblicas soviéticas, liderada pela Rússia. Uma decisão que corta os laços políticos militares e económicos com Moscovo.
Entretanto, o presidente Dmitry Medvedev recebeu no Kremlin os líderes da Abkázia e da Ossétia do Sul, as duas regiões separatistas da Geórgia. Foi assinado o acordo de cessar-fogo proposto pela UE e voltaram a afirmar a sua determinação em obter a independência.
A Rússia garantiu que vai manter a sua posição de sempre face às duas províncias separatistas: apoia e garantirá as decisões da Ossétia do Sul e da Abkázia, num eventual referendo a realizar de acordo com a carta das Nações Unidas.

(Fonte: TVI)

Sem comentários: