04 agosto 2008

Luís Amado refere "papel destacado" de Ancara para paz e estabilidade da região


O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, referiu hoje em Ancara o "papel destacado" que a Turquia tem vindo a assumir no plano político e diplomático para a paz e estabilidade de toda a região.
Amado, que se encontra em Ancara desde Domingo a convite do homólogo, Ali Babacan, considerou, em conferência de imprensa, em Ancara, após um encontro dos dois chefes de diplomacia, que "os parceiros europeus devem valorizar o papel diplomático que a Turquia passou a desenvolver na região".
Contactado por telefone pela Agência Lusa, a partir de Lisboa, Luís Amado afirmou que "a Turquia não tinha uma tradição de grande envolvimento diplomático na região", mas que "passou a desenvolvê-lo", assumindo um papel "muito importante também para a Europa".
Esse papel - considerou Amado - "tem de ser valorizado pelos seus parceiros europeus".
Amado referiu o facto de durante a última presidência portuguesa da União Europeia (segundo semestre de 2007) ter sido mantido "o processo de relacionamento da Turquia com a UE, salientando ainda a necessidade de se continuar a dar apoio a esse processo".
O ministro encontrou-se também hoje com o Presidente turco, Abdullah Gül, com o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdoğan, devendo reunir-se ainda com a Comissão Parlamentar de Harmonização com a União Europeia.
À Agência Lusa, Amado disse haver uma "excelente relação entre Portugal e a Turquia", estando Lisboa agora sobretudo concentrada no reforço das relações bilaterais.
"Temos boas relações no plano bilateral", disse, frisando contudo ser "possível fazer mais".
"Gostaríamos de reforçar as relações económicas e acertar uma agenda para desenvolver as nossas relações de forma a poder aproveitar melhor o potencial que existe nos dois países", disse.
"Mas, naturalmente, aproveitamos o facto de a Turquia estar a desenvolver uma acção muito positiva na estabilização de toda a região (...) para, através dos vários contactos, nos inteirarmos da situação na região, que é de vital importância", concluiu.


(Fonte: Lusa / Expresso)

Sem comentários: