18 agosto 2008

Cimeira Turquia-Africa começa hoje em Istambul

A Turquia manıfestou interesse em assinar com Angola um acordo de cooperação no domínio económico, comercial e tecnológico, por forma a participar directamente no processo de desenvolvimento em curso no país. Este interesse será reforçado durante a Cimeıra de Cooperação Turquia-África, que tem início hoje, em Istambul, a sua capital económica.
Segundo apurou o Jornal de Angola, os princípios gerais de cooperação estão contidos no documento a ser rubricado pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Irene Neto, e por um membro do Governo da Turquia.
A Cimeira Turquia-África reúne os Chefes de Estado e de Governo de África, as suas instituições e o Presidente da Turquia. O objectivo da cimeira é de, ao abrigo do artigo 5 da Constituição da União Africana, estudar as formas de estabelecer parcerias estratégicas em África adoptadas pela 12ª sessão do Conselho Executivo da UA, realizada em Janeiro de 2008, em Addis Abeba, Etiópia. Nessa sessão, a Turquia foi declarada como um parceiro estratégico para o continente africano. A Turquia está apostada em incrementar a cooperação de forma bilateral com os Estados africanos em domínios de interesse mútuo. Nesta perspectiva, à margem desta cimeira, as delegações governamentais irão identificar os domínios de cooperação económica, sobretudo nas áreas em que os países têm vantagens comparativas e competitivas. Nesta cimeira os líderes africanos vão reiterar o seu desejo, manifestado em Adis Abeba, de partilhar experiências com a Europa, de forma conjunta ou isolada, por forma a reforçar o papel das comunidades regionais africanas na consolidação da cooperação sub-regional e da integração continental e mundial. A agenda contempla, igualmente, uma abordagem sobre a necessidade de os países africanos partilharem com a Turquia as suas experiências, no sentido de assegurar a rápida industrialização de África. Aproveitando o elevado nível de industrialização da Turquia, numa primeira fase, África pretende cooperar, de entre outros, nos domínios intergovernamental, comércio e investimento, agricultura, agro-pecuária, desenvolvimento rural e recursos hídricos. A delegação angolana ao evento é chefiada pelo ministro das Finanças, José Pedro de Morais, em representação do Presidente da República, e integra os vice-ministros dos Negócios Estrangeiros, Irene Neto, do Comércio, Cruz Neto, e da Hotelaria e Turismo, Paulino Baptista, entre outras individualidades.

(Fonte: Jornal de Angola)

Sem comentários: