10 junho 2008

Turquia-Suiça de 2005 acabou em batalha campal

As autoridades policiais suíças estão a preparar uma forte operação visando o Suíça-Turquia do próximo dia 11, referente à 2.ª jornada do Grupo A do Euro 2008. Em causa está um encontro entre as duas formações aquando da fase de qualificação para o Mundial 2006, em Novembro de 2005, que acabou muito mal.
Há três anos, as duas equipas encontraram-se em Istambul e o encontro terminou numa verdadeira batalha campal, com agressões no relvado, perseguições rumo aos balneários e uma série de problemas que envergonharam o mundo do futebol. Por esse motivo, as autoridades estão preocupadas com o que se pode passar nas bancadas e encetaram uma operação de grande dimensão.
No encontro em causa, a contar para o playoff de acesso ao Mundial, a Turquia venceu por 4-2, mas a vaga ficou nas mãos dos helvéticos, que tinham ganho na 1.ª mão por 2-0. Como a coisa correu mal aos Turcos, estes iniciaram, a poucos minutos do apito final, uma verdadeira caça ao homem (ou caça ao Suíço), que redundou em cenas de pancadaria entre jogadores, dirigentes e árbitros, que começou na relva e acabou nos balneários.
A FIFA encetou nessa altura a maior investigação disciplinar de sempre, algo que originou multas para ambas as formações. "Iniciámos um inquérito em Zurique que envolverá entrevistas com mais de 20 pessoas, incluindo os dois técnicos, jogadores, dirigentes e departamento técnico de ambos os países. Em termos de extensão é a mais ampla investigação disciplinar na história da FIFA", disse um porta-voz do organismo máximo do futebol mundial na ocasião. O jogador suíço Stephane Grichting foi mesmo conduzido ao hospital, enquanto o adjunto turco Mehmet Özdilek pediu demissão do cargo por ter sido apanhado pelas câmaras de televisão a agredir vários elementos do staff suíço.

(Fonte: Record)

Sem comentários: