24 junho 2008

Turcos indomáveis fazem milagres


Os adeptos turcos começam a acreditar em milagres. Sorteada no grupo de Portugal, um dos favoritos ao título à partida para o torneio, da experiente República Checa e da co-anfitriã Suíça, poucos apostariam na selecção comandada por Fatih Terim como uma das surpresas da prova.
Mas depois de três recuperações consecutivas no marcador, a seguinte sempre mais impressionante do que a anterior, a Turquia está entre as quatro melhores selecções da Europa e a um jogo apenas de atingir a sua primeira final de uma grande competição, apesar de se ter estreado no EURO 2008 com uma derrota por 2-0, frente a Portugal. De seguida, deu a volta ao encontro com a Suíça, depois de estar a perder por 1-0, graças a golos de Semih Şentürk e Arda Turan na segunda parte. Frente à República Checa, recuperou de uma situação ainda mais delicada e acabou por vencer 3-2, quando perdia por 2-0 a 15 minutos do apito final, garantindo assim a passagem aos quartos-de-final. Nesta fase da prova, frente à Croácia, o nulo manteve-se até aos últimos instantes do prolongamento, altura em que a Turquia se viu em desvantagem. No entanto, os Turcos responderam com um golo de Semih no último remate do jogo e acabaram por vencer por 3-1 no desempate por grandes penalidades. Mas com lesões e castigos pelo meio a missão da Turquia nas meias-finais, frente à Alemanha, deverá ser ainda mais complicada. Fatih Terim terá de apelar mais uma vez ao indomável espírito da sua equipa. Certamente não será fácil, como não o é qualquer milagre.

Registo em meias-finais

Esta é a estreia dos Turcos em meias-finais de um Campeonato da Europa. Contudo, estiveram presentes nas meias-finais do Mundial de 2002, onde perderam com o Brasil.

Momento-chave
O golo do empate apontado pelo suplente Semih frente à Suíça, ao que se seguiu o tento de Arda Turan que deu a vitória nesse encontro. O triunfo transfigurou a participação da Turquia na prova e deu o mote para recuperações ainda mais notáveis frente à República Checa e à Croácia.

Jogador em destaque
Embora não vá actuar nas meias-finais, devido a lesão, o jogador mais influente tem de ser o ponta-de-lança Nihat Kahveci, que assumiu a braçadeira de capitão da equipa após o afastamento do lesionado Emre Belözoğlu. Algo discreto frente a Portugal, no primeiro jogo, o atacante do Villarreal CF não começou bem o EURO 2008, mas a sua sorte mudou e de forma contundente. Os golos decisivos marcados frente à República Checa, no último jogo da fase de grupos, carimbaram a passagem dos Turcos aos quartos-de-final e o seu trabalho incansável durante os 117 minutos que esteve em campo no jogo ante os Croatas, até sair lesionado, comprovam a sua importância.

Lesões e castigos
Quatro jogadores estão suspensos: Volkan Demirel cumpre o segundo de dois jogos de castigo, enquanto o defesa Emre Aşık e os médios Tuncay Şanlı e Arda Turan também vão falhar o embate com a Alemanha depois de terem visto o segundo cartão amarelo na prova, frente à Croácia. Após a indisponibilidade de Emre Güngör (já ausente da prova), a lesão sofrida por Nihat na partida com a Croácia juntou mais um nome à lista de lesionados, da qual já constavam Servet Çetin (anca e joelho) e Tümer Metin (virilha). Todos eles estão em risco de falhar o desafio das meias-finais.

Tácticas
Depois de apostar no 4-2-3-1, com Mehmet Aurélio e Mehmet Topal a ocuparem o papel de médios de contenção, Fatih Terim alterou o sistema frente à República Checa e mudou para uma frente de ataque com dois jogadores, Semih e Nihat. Mas esta alteração não pareceu nunca produzir os efeitos desejados e o seleccionador turco optou por trocar Semih por Sabri Sarıoğlu, utilizado como médio-direito na segunda parte, regressando assim à táctica inicial. O crescente número de lesões e castigos têm, também, condicionado os planos de Terim. Ayhan Akman é o único jogador de campo que ainda não actuou qualquer minuto neste EURO e, para o embate com a Alemanha, Terim tem apenas neste momento 12 jogadores de campo em perfeitas condições físicas e disponíveis para o encontro, pelo que deverá apostar em Gökdeniz Karadeniz e Kazım Kazım no meio-campo.

Registo no desempate por penalties
A vitória nos penalties sobre a Croácia foi o primeiro desempate deste género que a Turquia disputou numa grande competição.

Reacções• "Nada é impossível. Apenas demora algum tempo a acontecer". - O seleccionador Fatih Terim transmitindo uma mensagem positiva à sua equipa.
• "Agora percebo por que razão nos chamam de 'Turcos Loucos'". - Emre Aşık, referindo-se ao título de um livro de enorme êxito com o mesmo nome.
• "Vai ser um bom jogo para os adeptos neutros assistirem". - Kazım Kazım na antevisão do encontro dos quartos-de-final com a Croácia, o que acabou por se confirmar.

O que escreveu a imprensa• "Vamos para Viena" - título do Hürriyet, depois da vitória por 3-2 sobre a República Checa, que selou a passagem aos quartos-de-final do Ernst-Happel-Stadion, frente à Croácoa.
• "Obrigado pela ajuda, Čech" - título do Akşam, referindo-se ao erro do guarda-redes da República Checa que possibilitou o golo do empate à Turquia.
• "Quem tem mais coração que nós?" - título do Milliyet, elogiando a determinação turca em lutar até ao último minuto frente à Croácia.
• "A Turquia não vos esquecerá!" - título do Sabah, na manhã seguinte à vitória nos quartos-de-final.

(Fonte: UEFA)

Sem comentários: