12 junho 2008

Vitória turca ajuda Portugal


A selecção turca ganhou ontem à noite à Suíça, na Basileia, por 2-1. Uma vitória conquistada mesmo à beira do apito final, que garante a qualificação antecipada de Portugal para os "quartos" e em primeiro do Grupo A.
Hakan Yakın, filho de emigrantes turcos, abriu o activo para os helvéticos, que perseguiam o primeiro triunfo em três europeus, mas no segundo tempo Semih Şentürk (57) empatou e, quando poucos esperavam, Arda Turan (92) confirmou a reviravolta, deixando a Suíça em estado de choque.
Na primeira fase da partida, as equipas pareciam mais receosas em ficar em desvantagem do que determinadas a marcar, penalizando a qualidade do desafio.
Depois de três remates perigosos suíços, os Turcos iam marcando na primeira e única oportunidade: o livre na linha final foi desviado por Benaglio para a cabeça de Arda Turan que, involuntariamente, atirou ao poste esquerdo.
A chuva intensa já dificultava a acção das equipas, mas foi assim que os Suíços, melhor adaptados, se adiantaram: Derdiyok cruzou na direita, a bola "travou" na pequena área e Hakan Yakin empurrou-a para o fundo da baliza, fazendo o 1-0.
Dois minutos depois, em lance idêntico, fez o mais difícil e errou o alvo, com a baliza deserta.
As alterações produzidas pela Turquia ao intervalo surtiram efeito, pois, após cruzamento na esquerda de Nihat Kahveci, Semih Şentürk empatou de cabeça, ficando a sensação que Benaglio, que ainda tocou na bola, podia ter feito algo mais.
Na melhor oportunidade para resolver, a Suíça, num contra-ataque de três contra, finalizou com remate de Hakan Yakin que Volkan defendeu, segurando também a recarga à queima-roupa de outro contrário.
Quanto o empate parecia definitivo, em contra-ataque Arda Turan (92) evitou dois adversários e flectiu para o centro, com o remate a tabelar num deles e a fazer um "chapéu" a Benaglio (1-2).
Com Portugal e Suíça com a situação definida - serão primeiros e últimos, respectivamente - Turquia e República Checa vão discutir o segundo lugar, partindo para o desafio com os mesmos três pontos e igual diferença de golos negativa 2-3.

(Fonte: Sic)

1 comentário:

contradicoes disse...

Ora partindo do princípio que Portugal venceu a Turquia e esta a Suíça muito provavelmente a nossa selecção tem melhores condições técnicas e tácticas para vencer do que perder. Com os meus cumprimentos
Raul