27 junho 2008

Selecção turca orgulhosa da sua caminhada no Euro


A Turquia mostrou-se orgulhosa, apesar da derrota por 3-2 frente à Alemanha ter terminado com o sonho de chegar à final do EURO 2008. "Perdemos, mas fomos a melhor equipa", confessou Uğur Boral.

"Sinto-me orgulhoso"
Não obstante ter estado muito afectada por lesões e castigos, a equipa de Fatih Terim assumiu o controlo do jogo frente à Alemanha, mas não resistiu ao golo de Philipp Lahm, no último minuto, em Basileia. O extremo do Fenerbahçe SK, Uğur, que inaugurou o marcador para a Turquia, foi o porta-voz da equipa: "Perdemos, mas fomos a melhor equipa em campo", acrescentando: "Sinto-me muito orgulhoso por ter feito parte de uma selecção tão bem-sucedida. O povo turco deve aplaudir estes jogadores pelo que fizeram".

Despedida
Rüştü Reçber não podia estar mais de acordo. "Tenho orgulho em cada um dos meus colegas de equipa", disse. "Toda a gente na Turquia os deve apoiar porque esta equipa pode atingir resultados ainda melhores no futuro". A presença na meia-final significou para o guarda-redes a sua 118ª internacionalização, mas também a última com a camisola da Turquia. Apesar de o seu falhanço ter permitido a Miroslav Klose cabecear para o segundo golo germânico, Rüştü terminou a carreira internacional sem arrependimentos. "Acabo a minha carreira ao serviço da selecção turca, a qual servi com orgulho, glória e honra durante 14 anos", disse. "Gostaria de agradecer a todos os que me ajudaram".

"Aventura fantástica"
O colega de equipa de Rüştü no Beşiktaş JK, Gökhan Zan, estava igualmente desgostoso e desiludido após o apito final. "Jogámos de forma muito apaixonada, fomos bravos e corajosos", disse. "Criou-se um espírito de equipa muito forte entre os jogadores que alinharam e os que estiveram ausentes. Qualquer pessoa se pode alegrar por ter amigos como estes e com tamanho espírito de equipa. Vivemos uma aventura fantástica nos últimos 45, 50 dias. Nunca nos aborrecemos. Queríamos dar mais um passo na nossa caminhada, mas infelizmente não foi possível. Mas acredito que toda a gente na Turquia e também na Europa está orgulhosa de nós".

Exibições discutidas
"Não merecíamos perder", acrescentou. "Se olharmos para as estatísticas, constatamos que tivemos mais posse de bola e mais remates à baliza, mas isso não nos serviu de muito. Estou seguro de que as pessoas na Europa vão falar das nossas exibições durante algum tempo. Fomos uma equipa fantástica e jogámos muito bem. Agora, resta-nos concentrar no futuro. Por um lado estamos felizes, por outro, tristes; felizes porque alcançámos uma meia-final de um Euro pela primeira vez, tristes porque perdemos um desafio em que jogámos tão bem".

Nada inferiores
O médio Ayhan Akman, do Galatasaray AS, realizou o seu primeiro jogo no EURO 2008 frente à Alemanha, tornando-se no 22º dos 23 jogadores convocados por Terim a jogar neste torneio e estava orgulhoso por a Turquia ter deixado tão impressionante cartão de visita antes da fase de qulificação para o Mundial 2010. "Esta noite, provámos que não nos devemos sentir inferiores a outras selecções que estiveram presentes nesta prova", afirmou. "Queríamos chegar à final e vencer, mas apesar de termos sido a melhor equipa, não conseguimos atingir esse objectivo".

(Fonte: UEFA)

1 comentário:

mim disse...

Olá. Vi o teu blog e devo confessar
que fiquei impressionado. O blog está espectacular!

P.S-Gostaria que divulgasses o meu blog que é www.para-amantes-de-futebol.blogspot.com