06 junho 2008

Portugal-Turquia: Duelo entre duas das selecções mais baixas

Portugal é a terceira selecção mais baixa do Campeonato da Europa de 2008, segundo a média apresentada pela UEFA, mas vai defrontar o vice-líder do ranking, a Turquia, na primeira jornada do Grupo A. A Espanha lidera a contagem invertida.
A Turquia apresenta uma média de 180, 35 centímetros entre os 23 jogadores convocados para a fase final, enquanto a selecção lusa anda pelos 180, 56 cm. Os nossos vizinhos ibéricos ficam ainda mais abaixo, com 179, 61 cm.
A equipa de Luiz Felipe Scolari está a mais de dois centímetros da média, entre as 16 selecções que marcam presença na prova organizada pela Suíça e pela Áustria. Aliás, Portugal tem o maior número de jogadores com menos de 175 centímetros. Quase um terço da selecção fica nivelado por baixo, graças a Jorge Ribeiro, Deco, João Moutinho, Petit, Simão, Nani e Quaresma.
A Suécia, por outro lado, não tem nenhum jogador abaixo da fasquia dos 175 centímetros. A selecção nórdica está entre o núcleo das mais altas do Campeonato da Europa, mas o registo mais elevado pertence à Cróacia, com uma média muito próxima dos 185 centímetros.


Meio-campo baixo


Floretin Petre, médio da Roménia, contabiliza apenas 166 centímetros e apresenta-se como o jogador mais baixo do Europeu. Simão Sabrosa e João Moutinho são os representantes de Portugal na lista dos mais baixos, com 170 centímetros. Seguem-se Petit (172) e Deco (174), perspectivando um sector intermediário com baixo centro de gravidade para o encontro inaugural da competição.
Jan Koller, referência ofensiva de outro adversário da selecção lusa na fase de grupos, a República Checa, é o único jogador a ultrapassar a fasquia dos 200 centímetros. Hugo Almeida, com 192, representa Portugal na lista dos mais altos mas fica a 10 centímetros do gigante checo.

(Fonte: Mais Futebol)

Sem comentários: