20 maio 2008

Turquia proíbe fumo em locais públicos

A Turquia, grande produtora e consumidora de tabaco, proibiu a partir desta segunda-feira o fumo em locais públicos, ao colocar em vigor uma lei anti-tabaco.
Os bares e restaurantes terão um período de transição para se habituarem à nova legislação. A proibição começará a ser aplicada em Julho de 2009.
O Parlamento adoptou em Janeiro esta lei que foi considerada uma "revolução" por parte da imprensa e que marca o ingresso de Ancara no clube dos países onde são aplicadas medidas restritivas na luta contra o tabagismo.
O texto foi elaborado pelo Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdoğan.
A nova lei proíbe fumar em repartições públicas, em locais de trabalho e lugares públicos, incluindo centros comerciais, escolas, estádios desportivos e hospitais.
Em caso de infracção, uma advertência por escrito será aplicada. Caso o estabelecimento continue a permitir que clientes fumem no seu interior serão cobradas multas, que chegam a 5.000 libras turcas (2.700 euros ou 4.000 dólares), aos estabelecimentos privados.
Na Turquia, 60% dos homens e mais de 20% das mulheres fumam.
Segundo o Ministério turco da Saúde, quase 20% das mortes estão relacionadas com doenças ligadas ao tabagismo.
A proibição de fumar em transportes públicos na Turquia já existe há 10 anos, embora muitas vezes as restrições não tenham efeito.

(Fonte: AFP)

1 comentário:

Aziz disse...

Heh, tipicamente a proibicao de fumar nos transportes publicos eh seguida por todos excepto um.
O condutor!
Oh "kaptan" my "kaptan"!